“Regionalismo, Modernização e Crítica Social na Literatura Brasileira”

O professor de Letras da UFRN e escritor Humberto Hermenegildo enviou-me pelos Correios o livro “Regionalismo, Modernização e Crítica Social na Literatura Brasileira”, organizado por ele e pela também professora Irenísia Torres (UFCE).

Editado pela Nankin Editorial (www.nankin.com.br), com apoio do CNPq, a obra reúne ensaios de docentes de universidades do Sul, Nordeste e Sudeste, divididos em três partes: A Literatura na Região: Construção Narrativa e Crítica Social”, Região e Modernização: Formulando Conflitos”, e A Dimensão Regional na Literatura Brasileira: Períodos e Permanências”.

Estou lendo salteado, já li “A Particularidade Artística: A Relação Entre o local e o Universal em Graciliano Ramos”, de Belmira Magalhães, “Fantasia e Crítica nos Livros Sertanejos de Graciliano Ramos”, de Irenísia Torres, e “Do Canto Glorioso da Província”, de Humberto Hermenegildo. Nos próximos dias, avanço nos demais.

“O livro discute questões implicadas no fenômeno do regionalismo, numa perspectiva que promove o exercício da crítica que busca integrar forma literária e processo social”, explicam os organizadores na apresentação. (TC)

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP