11 dicas para fazer uma boa fotografia

– Leia o manual: Ninguém se acostuma a ler os manuais dos aparelhos eletrônicos. Mas, é muito importante ler o manual da câmera fotográfica antes de usá-la para se familiarizar com os novos recursos. A internet está cheia de alternativas como You Tube com vídeos e tutoriais, além de sites e blogs espalhados pelo mundo virtual.

– Estude fotografia: Quando mais você estuda fotografia, melhores ficam suas fotos. Não pense que a “minha-máquina-faz-tudo”. Diafragma; obturador; regra dos terços; qualidade de luz; ISO; composição; tudo isso é imprescindível para fazer boa foto. O caminho mais rápido para esses conhecimentos é fazer cursos de fotografia ou participar de congressos, oficinas, workshops, etc.

– Tenha paciência para fotografar: Ter em mãos um equipamento que contem um cartão de armazenamento quase que infinito não lhe obriga a apertar o botão de disparo a cada segundo na tentativa de obter uma boa foto. Ao invés de contar com a capacidade de seu cartão, conte com a sua criatividade para se obter uma boa fotografia. Prepare a câmera, observe, componha e fotografe.

– Fotografe com “um olho”: É assim que deveríamos pensar quando estamos empunhando uma câmera. Feche o outro olho para criar toda atenção na cena.

– Copie ideias: Esta é uma boa forma de aprender novas técnicas de todos os tipos. É impossível que você não tenha alguma fotografia que lhe impressione e que o faça querer produzir algo parecido. Há quem afirme que “copiando você irá criar seu próprio estilo fotográfico”.

– Mude o ângulo: Certamente, mudando alguns centímetros do ângulo, independentemente para qual direção for, o que será visto na fotografia será diferente. Isso só tem a acrescentar ao seu trabalho porque lhe dará a possibilidade de criar uma história por ângulos diferentes. Deite, agache, dê alguns passos para o lado, suba num cadeira se for preciso e se esforce para fazer fotografia de ângulos inusitados, diferentes que chamem atenção do leitor.

– Invista em Equipamentos e Acessórios: As lentes que vêm no kit não possuem os melhores materiais de construção e ótica. Lentes são caras. É fato. Invista em lentes claras (com f-stop de no mínimo 2.8), porque além de ser ótima para situações de baixa luz, terá uma ótima qualidade ótica e boa construção. Compre sempre acessórios como flash, filtro, tripé, etc.

– Fotografe em RAW: Quando se fotografa em JPEG, automaticamente sua imagem será comprimida e perderá muitos detalhes. Já fotografando em RAW, você garantirá que todas as informações da imagem estarão contidas no arquivo de captura. Assim você terá muito mais informações para a pós-produção.

– Use editor de imagem, de preferência o Lightroom: Sem um editor de imagem, hoje em dia, um fotógrafo não é nada. Por isso, adquira algum bom editor como Lightroom. No mínimo, você pode melhorar sua foto ajustando os níveis de saturação, contraste, brilho, etc.

– Cuidado com o fundo: Fundos complexos, cheio de informações, tiram a atenção para a modelo. Um detalhe ao fundo pode estragar toda a sua composição. Prefira os fundos neutros que “desapareçam” na cena e deixe a modelo destacada.

– Esses são caminhos até uma boa foto. Mas não se limite ao que escrito acima. Sempre busque informações que podem lhe ajudar a melhorar sua fotografia e verá que esse processo será infinito. E a melhor dica é: pratique sempre e você vai fotografar melhor.

FOTO: ALEX GURGEL

Fotógrafo e viajante [ Ver todos os artigos ]

Comments

There is 1 comment for this article
  1. Sandra! 5 de Novembro de 2016 16:49

    Aprendi! Obg!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP