15 anos do Espaço Cultural Cleto Souza

Acervo do Museu do Espaço Cultural Cleto Souza

Abaixo, discurso do empresário Antonio Gentil na comemoração dos 15 anos do Espaço Cultural Cleto Souza em Campo Grande-RN.

SENHORAS E SENHORES,

BOA NOITE.

HOJE É UM DIA ESPECIAL PARA A SOCIEDADE DE CAMPO GRANDE. ESTAMOS COMEMORANDO OS QUINZE ANOS DO ESPAÇO CULTURAL CLETO SOUZA DESTA CASA DE CULTURA.

COMEÇAMOS ESTE SONHO TIMIDAMENTE, COM APENAS UMA SALA E TREZENTOS LIVROS.

HOJE, NOSSO ESPAÇO CULTURAL É DOTADO DE UMA BIBLIOTECA COM OITO MIL TÍTULOS, UMA ESCOLA DE INFORMÁTICA COM CENTO E VINTE ALUNOS, UMA ESCOLA DE MÚSICA COM CEM ALUNOS, UMA PINACOTECA COM VINTE E SEIS OBRAS DE ARTE, UMA FILMOTECA COM BRINQUEDOS EDUCATIVOS E INTELIGENTES, UM MUSEU COM MAIS DE TREZENTOS ITENS E MAIS UM ESPAÇO PARA OFICINAS DE ARTE, COMO FUXICO, BORDADOS, RENDAS, PINTURAS E APOIO ESPECIAL A RENDA RENASCENÇA, NÃO DEIXANDO MORRER A ARTE QUE OS NOSSOS ANTEPASSADOS NOS DEIXARAM COMO LEGADO.

QUERO PEGAR EMPRESTADAS AS PALAVRAS DO GERENTE EXECUTIVO DO BANCO DO NORDESTE DO BRASIL, WALMIR MARQUES, EM CARTA ENDEREÇADA A MIM, APÓS VISITAR ESSA CASA:

“POTENCIAL PARA CRESCIMENTO EXISTE EM CAMPO GRANDE. SENTI QUE ESTA CIDADE NÃO TEM VOCAÇÃO PARA SER POBRE E QUE ESTÁ NAS MÃOS DOS SEUS FILHOS O SEU FUTURO. PRECISA, NO ENTANTO, DE TRABALHO DURO E COMPETENTE, PARCERIAS CONSEQUENTES, MUITA PERSISTÊNCIA E COMPROMISSO FORTE COM AS FUTURAS GERAÇÕES”.

CONTINUA ELE:

“CONHECER ESSA EXPERIÊNCIA ME DEU A CONVICÇÃO DE QUE AS SEMENTES QUE FOREM PLANTADAS NA CIDADE TERÃO SOLO FÉRTIL PARA CRESCER E TORNAREM-SE ÁRVORES BELAS E FRONDOSAS. VI NO ESPAÇO CULTURAL, ANTES DE TUDO, UMA ESCOLA DE CIDADÃOS, QUE AJUDA A NOVA GERAÇÃO A SE SINTONIZAR COM O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO MUNDO E, AO MESMO TEMPO, NELA INCUTE LIÇÕES DE SOLIDARIEDADE, DA BOA CONVIVÊNCIA HUMANA E DE COMPROMISSOS COMUNITÁRIOS”.

QUERO SOCORRER-ME AINDA COM OPENSAMENTO DO JORNALISTA E ESCRITOR VICENTE SEREJO, EM SUA CRÔNICA ‘O DESTINO DE SER LIVRE’, PUBLICADA NO JORNAL DE HOJE DO DIA 20 DE JANEIRO DESTE ANO.

RESSALTA:

“NÃO FOI A TOA, SENHOR REDATOR, QUE PAULO FREIRE SONHOU COM A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERTAÇÃO. TALVEZ TIVESSE UM POUCO DAQUELA MESMA DESCOBERTA DO FILÓSOFO JEAN-PAUL SARTRE QUANDO AVISOU AO MUNDO, NAQUELES ARDENTES ANOS SESSENTA, QUE O HOMEM ESTAVA CONDENADO A SER LIVRE. NÃO HÁ COMO ESCRAVIZÁ-LO, A NÃO SER PELA DESINFORMAÇÃO. LIVRE É QUEM SABE PENSAR. E QUEM ENSINA A PENSAR É A EDUCAÇÃO. A TRANSMISSÃO DO SABER FORMA A CONSCIÊNCIA POLÍTICA E PRODUZ CIDADÃOS LIVRES”.

SEREJO CONSIDERA O ESPAÇO CULTURAL CLETO SOUZA UMA CASA CHEIA DE VIDA ONDE SE SEMEIA O FUTURO. “ A MELHOR EXPERIÊNCIA NASCIDA DO PROGRAMA CASAS DE CULTURA, OUSADIA DE FRANÇOIS SILVESTRE”.

NA OPINIÃO DO JORNALISTA, ESTE ESPAÇO CULTURAL “TRANSCENDEU AOS LIMITES DA IDEIA INICIAL” E TRANSFORMOU-SE EM “MODELO IDEAL PARA SER IMPLANTADO EM TODOS OS LUGARES COMO ÚNICA FORMA SALUTAR DE PROMOÇÃO DA AÇÃO CULTURAL A PARTIR DAS FORÇAS DA SOCIEDADE, GARANTIA AUTÊNTICA CONTRA AS DISTORÇÕES”.

“É UMA ESCOLA QUE FAZ NASCER EM CADA MENINO E MENINA O ATRIBUTO DA CONSCIÊNCIA E O NOBRE SENTIMENTO DA CIDADANIA, FORÇAS QUE IMPULSIONAM PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO A PARTIR DO TALENTO DE CADA UM.

O ESPAÇO CULTURAL DEU ASAS A TODOS OS SONHOS DO SEU POVO. E TRANSFORMOU EM SÍMBOLOS E EXEMPLOS TODAS AQUELAS PEQUENAS VOZES DAQUELES MENINOS E MENINAS HUMILDES, MAS CRIADORES DA ARTE. FALANDO, CANTANDO, LENDO E TOCANDO.

UM MILAGRE QUE FLORESCEU COM A CHUVA BENFAZEJA DA GRANDEZA HUMANA”, FINALIZA SEREJO.

FEITOS ESTES REGISTROS, CAROS CONTERRÂNEOS, GOSTARIA DE DIZER QUE CHEGAMOS AONDE NÃO PODEMOS PARAR. NOSSA RESPONSABILIDADE AUMENTA A MEDIDA DO ANSEIO DAS CRIANÇAS QUE PROCURAM ESTA CASA PARA AMPLIAREM SEUS CONHECIMENTOS.

PARA NÃO FALHARMOS NESTA MISSÃO, CONTAMOS COM TODOS VOCÊS. E, ACREDITEM, JUNTOS PODEMOS MAIS.

MUITO OBRIGADO!

Comentários

Há 2 comentários para esta postagem
  1. Jarbas Martins 3 de agosto de 2011 9:23

    Essa é ótima, Alex.mas o espaço cultural de Campo Grande é atuante.O da prefeitura de Natal.não.O presidente vive de férias.É o que digo:Natal é um feriado municipal.

  2. Alex de Souza 2 de agosto de 2011 19:10

    piadinha web: Antonio Gentil só sabe falar gritando?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo