5 novidades do Substantivo Plural que você vai gostar de saber

A velha roupa colorida de Belchior é excelente no campo lúdico da música, da arte, para ouvir e lembrar ainda que já não somos como nossos pais. Este Substantivo Plural tem procurado melhorar, se reinventar após nove anos de labuta; deixar a velha roupa colorida no passado. E essas cinco novidades dizem muito sobre isso. São tentativas de apresentar algo novo, acrescentar qualidade e buscar um projeto autossustentável. Acredito que sejam cinco novidades bacanas que realmente vocês vão gostar de saber.

Novidade 1
Começo com uma velha-nova informação. Divulgamos por cima a festa de aniversário dos 9 anos do Substantivo. Acontecerá neste sábado (25), a partir das 20h no Bardallos Comida e Arte (Cidade Alta). Mas houve uma mudança nas atrações. Anunciamos o Duo Rock formado por Moisés de Lima e Giancarlo num encontro inusitado com o ex integrantes da lendária banda Os Vândalos, Eustachio Lima. Mas Giancarlo não virá e será substituído à altura pelo vocalista da decana banda Revólver, Paulo Henrique. Ambos têm os Beatles como carro-chefe do repertório e a ideia de um setlist formado por canções predominantemente dos Beatles está mantida, com recheio de Elvis, Stones e o folk e o progressivo dos bons anos 70. E ainda com sarau poético. Ingresso a apenas cinco reais. Esperamos todos!

Novidade 2
Esta já está bem destacada na página principal deste portal e você já pode degustar. É a estreia do novo colunista do SP. Sem dúvida o escritor mais produtivo e uma das mentes pensantes mais brilhantes deste Erriene. Mescla filosofia, política e rock como poucos. Já escreveu livros de contos e romances, da literatura fantástica até o jazz. Ficou fácil, ne? Mas conto ainda um causo engraçado. Quando da primeira debandada de jornalistas e colunistas do Diário de Natal, o novo chefão vindo de Brasília disse: “Esse aqui não dá para tirar, o cara escreve muito”. Era a coluna Pop Filosofia, que Pablo Capistrano mantinha no saudoso Diário. Agora está com a gente e nos traz mais orgulho ainda do time de colaboradores que ajuda a manter essa qualidade que mencionei acima. Bem vindo, Pablo!

Novidade 3
Tínhamos prometido, quando da estreia deste novo layout, uma coluna para tratar de cervejas artesanais (ou gourmet, ou especiais, como preferirem). E até agora, nada. Para compensar a demora, teremos não só uma coluna exclusiva para o tema, mas também uma outra para tratar de gastronomia em geral, que inclui cervejas especiais, rangos variados, café, lugares bacanas, etc. Para o assunto gastronomia, o vice-presidente da associação local dos Cervejeiros Caseiros, Alexandre Vieira, com especialidades e cursos no ramo. E para o tema cervejas, Breno Machado, jornalista e membro de confrarias de cerveja. Vem coisa boa por aí. Nesta semana já publicamos textos dos dois e ainda matéria especial sobre uma cervejaria. Só espero que seja perto do fim de semana (rs).

Novidade 4
Faz algumas semanas firmamos uma parceria que julgo ótima para ambos. A Aliança Francesa é uma instituição tradicional em Natal, com sede estruturada e alguns serviços já prestados à cultura natalense. Mas eu disse no título que vocês gostariam de saber das novidades. Então, o que você ganha com essa parceria? Penso que, para além da informação das ações da Aliança, podemos e devemos criar projetos juntos. Mas a novidade principal é a seguinte: o Substantivo Plural passará a promover lançamentos literários na sede da Aliança. Portanto, autores podem lançar livros em um espaço bem localizado, em Petrópolis, com área bacana para estacionamento, ótima estrutura e com a colaboração midiática do portal. Um mix vantajoso para todo mundo.

Novidade 5
O momento do jornalismo passa, necessariamente, por novo modelo de gestão. Jornais impressos têm dias contados. Aliás, o papel. Muitos procuram migrar para os portais. E aos poucos os anúncios publicitários também deságuam por ali. Até deixo uma pergunta: é mais viável, hoje, um outdoor ou um banner postado num blog ou portal de grande visibilidade? E assim como empresas dos vários segmentos, projetos culturais beneficiados em leis de incentivo, por exemplo, casas de show, etc, também podem e devem apostar cada vez mais na mídia virtual para divulgar suas ações. Por isso, os três editores deste SP acharam viável o portal se tornar também um veículo de assessoria de imprensa para projetos relacionados à cultura. Somos da área e podemos ser parceiros.

Jornalista por opção, Pai apaixonado. Adora macarrão com paçoca. Faz um molho de tomate supimpa. No boteco, na praia ou numa casinha de sapê, um Belchior, um McCartney e um reggaezin vão bem. Capricorniano com ascendência no cuscuz. Mergulha de cabeça, mas só depois de conhecer a fundura do lago. [ Ver todos os artigos ]

Comentários

There is 1 comment for this article
  1. Anchella Monte 23 de junho de 2016 20:13

    Muito bons os tópicos “novidades”, e já vou destacando o 1, 2 e 4. O primeiro pelo aniversário do “substantivoplural”, tão presente na vida de leitores que, como eu, gostam de literatura, e se interessam pelo que é produzido em solo potiguar (mas não somente). Pela chegada de Pablo Capistrano, autor cujos textos são cultos, porém acessíveis e que permitem uma leitura prazerosa. E mais um local para lançamentos de livros, a Aliança Francesa. Lembro que já fui ao lançamento de um livro de Lisbeth Lima lá, mas devem ter ocorrido vários outros. Boa localização e ambiente. E quero passar uma outra sugestão: lançar livros no Surto Cultural, espaço para várias possibilidades, da artista plástica Clarissa Torres. O lugar é versátil, ventilado e tem um super astral. Anchieta Rolim fez lá o lançamento do seu livro mais recente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo