5 novidades do Substantivo Plural que você vai gostar de saber

A velha roupa colorida de Belchior é excelente no campo lúdico da música, da arte, para ouvir e lembrar ainda que já não somos como nossos pais. Este Substantivo Plural tem procurado melhorar, se reinventar após nove anos de labuta; deixar a velha roupa colorida no passado. E essas cinco novidades dizem muito sobre isso. São tentativas de apresentar algo novo, acrescentar qualidade e buscar um projeto autossustentável. Acredito que sejam cinco novidades bacanas que realmente vocês vão gostar de saber.

Novidade 1
Começo com uma velha-nova informação. Divulgamos por cima a festa de aniversário dos 9 anos do Substantivo. Acontecerá neste sábado (25), a partir das 20h no Bardallos Comida e Arte (Cidade Alta). Mas houve uma mudança nas atrações. Anunciamos o Duo Rock formado por Moisés de Lima e Giancarlo num encontro inusitado com o ex integrantes da lendária banda Os Vândalos, Eustachio Lima. Mas Giancarlo não virá e será substituído à altura pelo vocalista da decana banda Revólver, Paulo Henrique. Ambos têm os Beatles como carro-chefe do repertório e a ideia de um setlist formado por canções predominantemente dos Beatles está mantida, com recheio de Elvis, Stones e o folk e o progressivo dos bons anos 70. E ainda com sarau poético. Ingresso a apenas cinco reais. Esperamos todos!

Novidade 2
Esta já está bem destacada na página principal deste portal e você já pode degustar. É a estreia do novo colunista do SP. Sem dúvida o escritor mais produtivo e uma das mentes pensantes mais brilhantes deste Erriene. Mescla filosofia, política e rock como poucos. Já escreveu livros de contos e romances, da literatura fantástica até o jazz. Ficou fácil, ne? Mas conto ainda um causo engraçado. Quando da primeira debandada de jornalistas e colunistas do Diário de Natal, o novo chefão vindo de Brasília disse: “Esse aqui não dá para tirar, o cara escreve muito”. Era a coluna Pop Filosofia, que Pablo Capistrano mantinha no saudoso Diário. Agora está com a gente e nos traz mais orgulho ainda do time de colaboradores que ajuda a manter essa qualidade que mencionei acima. Bem vindo, Pablo!

Novidade 3
Tínhamos prometido, quando da estreia deste novo layout, uma coluna para tratar de cervejas artesanais (ou gourmet, ou especiais, como preferirem). E até agora, nada. Para compensar a demora, teremos não só uma coluna exclusiva para o tema, mas também uma outra para tratar de gastronomia em geral, que inclui cervejas especiais, rangos variados, café, lugares bacanas, etc. Para o assunto gastronomia, o vice-presidente da associação local dos Cervejeiros Caseiros, Alexandre Vieira, com especialidades e cursos no ramo. E para o tema cervejas, Breno Machado, jornalista e membro de confrarias de cerveja. Vem coisa boa por aí. Nesta semana já publicamos textos dos dois e ainda matéria especial sobre uma cervejaria. Só espero que seja perto do fim de semana (rs).

Novidade 4
Faz algumas semanas firmamos uma parceria que julgo ótima para ambos. A Aliança Francesa é uma instituição tradicional em Natal, com sede estruturada e alguns serviços já prestados à cultura natalense. Mas eu disse no título que vocês gostariam de saber das novidades. Então, o que você ganha com essa parceria? Penso que, para além da informação das ações da Aliança, podemos e devemos criar projetos juntos. Mas a novidade principal é a seguinte: o Substantivo Plural passará a promover lançamentos literários na sede da Aliança. Portanto, autores podem lançar livros em um espaço bem localizado, em Petrópolis, com área bacana para estacionamento, ótima estrutura e com a colaboração midiática do portal. Um mix vantajoso para todo mundo.

Novidade 5
O momento do jornalismo passa, necessariamente, por novo modelo de gestão. Jornais impressos têm dias contados. Aliás, o papel. Muitos procuram migrar para os portais. E aos poucos os anúncios publicitários também deságuam por ali. Até deixo uma pergunta: é mais viável, hoje, um outdoor ou um banner postado num blog ou portal de grande visibilidade? E assim como empresas dos vários segmentos, projetos culturais beneficiados em leis de incentivo, por exemplo, casas de show, etc, também podem e devem apostar cada vez mais na mídia virtual para divulgar suas ações. Por isso, os três editores deste SP acharam viável o portal se tornar também um veículo de assessoria de imprensa para projetos relacionados à cultura. Somos da área e podemos ser parceiros.

Acredito que música, literatura e esporte são ansiolíticos dos mais eficazes; que está na ralé, nos esquisitos e incompletos a faceta mais interessante da humanidade. [ Ver todos os artigos ]

Comments

There is 1 comment for this article
  1. Anchella Monte 23 de Junho de 2016 20:13

    Muito bons os tópicos “novidades”, e já vou destacando o 1, 2 e 4. O primeiro pelo aniversário do “substantivoplural”, tão presente na vida de leitores que, como eu, gostam de literatura, e se interessam pelo que é produzido em solo potiguar (mas não somente). Pela chegada de Pablo Capistrano, autor cujos textos são cultos, porém acessíveis e que permitem uma leitura prazerosa. E mais um local para lançamentos de livros, a Aliança Francesa. Lembro que já fui ao lançamento de um livro de Lisbeth Lima lá, mas devem ter ocorrido vários outros. Boa localização e ambiente. E quero passar uma outra sugestão: lançar livros no Surto Cultural, espaço para várias possibilidades, da artista plástica Clarissa Torres. O lugar é versátil, ventilado e tem um super astral. Anchieta Rolim fez lá o lançamento do seu livro mais recente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP