Neste sábado tem um inusitado encontro de petequeiros

Preservar e enaltecer fatos heroicos e históricos dos nossos antepassados indígenas e, por esse prisma, elevar a autoestima do povo potiguar. Este é um dos lemas do Grupo de Estudos Indígenas Ocarusupitã, que realizará, neste sábado, a partir das 14h, uma programação voltada à educação ambiental e à cultura indígena com um inusitado – para os não-indígenas – encontro de petequeiros.

O evento será realizado na Gamboa do Jaguaribe, em Igapó. É lá também o local de estudos do Grupo – um espaço de cinco hectares de mata e mangue, preparado para auxiliar as escolas no cumprimento das leis 9.795/99 e 11.645/08 que as obriga à pratica da Educação Ambiental e do ensino da História e Cultura Indígena.

A Gamboa está localizada nas proximidades do sítio histórico chamado Aldeia Velha, hoje Igapó, próximo à entrada da Redinha (rua novo paraiso s/n. bairro Salinas, próximo ao Alto da Torre). É o local onde foi batizado Dom Antonio Felipe Camarão, em 1612. Sendo hoje alçado a Herói da Pátria, titulo aferido pela lei 11.701/12, Camarão enche de orgulho o povo potiguar e de importância nacional para este sítio.

Iniciado no Dia do Índio deste ano, os trabalhos do Grupo, comandado pelo pesquisador Aucides Sales, tem atendido escolas, grupos de escoteiros, de camping, alunos e professores de escolas e universidades, fotógrafos, músicos e jornalistas interessados no tema.

Neste sábado, em particular, a programação incluirá o tal encontro de petequeiros a partir das 14h. A programação tem início com palestra e roda de conversa sobre Felipe Camarão e os indígenas do Rio Grande do Norte às 14h30, seguida por Roda de Peteca e outros jogos indígenas às 15h, pausa para lanche, depois canto e dança indígena às 16h e, para fechar, trilhas às 16h30.

Acredito que música, literatura e esporte são ansiolíticos dos mais eficazes; que está na ralé, nos esquisitos e incompletos a faceta mais interessante da humanidade. [ Ver todos os artigos ]

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP