Você pode fazer uma oficina gratuita de Eletrônica Artística na UFRN

As aulas sobre Eletrônica Artística serão em setembro, sempre às terças-feiras (13, 20 e 27) e acontecerão no Laboratório 10 Dimensões. O espaço fica no Departamento de Artes da UFRN (prédio novo) e o conteúdo será ministrado por integrantes do Laboratório e do Projeto 10 Dimensões.

A oficina apresentará uma iniciação a soluções de tecnologia para os diversos campos da arte como o da performance eletrônica, dança e tecnologia, cenografia e figurinos eletrônicos, artes visuais e tecnologia, design e eletrônica e impressora 3D alternativa. O público alvo são discentes e docentes do Departamento de Artes da UFRN, Instituto Metrópole Digital e Escola de Ciência e Tecnologia, mas também é dirigida ao público em geral.

O conteúdo contemplará a Introdução a eletrônica básica: Corrente, voltagem e led; Resistores; Sensores de movimento, captação ambiente e sonoro; Introdução a programação básica; Programação em bloco; Introdução a programação arduino; Orientação em mini-projetos artísticos; Básicos para a construção própria de impressora 3D (introdução geral a programação arduino e referências de projetos); Servo motores; e Metodologia Do it yourself.

As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de setembro. As aulas são gratuitas e a maior parte dos materiais eletrônicos é do Laboratório 10 Dimensões. O participante precisará, eventualmente, custear algum material específico relativo a seu projeto particular e a ser utilizado em sala. A maioria dos materiais são da área de eletrônica (consultar o professor, quando do início do curso).

SOBRE O LABORATÓRIO 10 DIMENSÕES
O Laboratório 10 Dimensões de Arte e Tecnologia foi criado em 2016 a partir da experiência do projeto permanente de extensão da UFRN/IFRN 10 Dimensões. Busca ser um centro de referência para a elaboração e realização de projetos de criação em Arte e Tecnologia e mostras de Arte e Tecnologia no Nordeste do Brasil.

Está sediado no prédio anexo do DEART/Departamento de Artes-DEART da UFRN/Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, contando com uma sala/laboratório para pesquisa e extensão aberta a manifestações expositivas e de convidados. Propõe o desenvolvimento e a apresentação de projetos experimentais, assim como a reflexão sobre a relação entre as novas tecnologias e as Artes, através do intercâmbio regional, nacional e, eventualmente, internacional, com outros laboratórios, grupos de pesquisa e pesquisadores individuais da área. O Laboratório vem funcionando desde 2015 e oferece ao público sua primeira oficina.

Sedia, entre outros, o projeto de pesquisa Ventos Uivantes que propõe a interação entre arte com a tecnologia. O projeto foi o único do nordeste a participar da exposição Singularidades, no SIIMI-2016, Seminário Internacional de Mídias Interativas promovido pelo Media Lab/UFG, que aconteceu maio último em Goiânia, sobre o tema IGNIÇÃO e lá apresentou uma instalação interativa eletrônica que referencia dados da natureza e eventos luminosos e sonoros em uma sala de espetáculo. A obra que também estará em exibição em Natal no mês de outubro com várias apresentações no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

SERVIÇO
Oficina “Introdução a eletrônica artística”
Quando: Dias 13, 20 e 27 de setembro, no Laboratório 10 Dimensões, entre 15h30 e 18h
Endereço: Departamento de Artes da UFRN, Campus Universitário de Lagoa Nova
Informações: contato10dimensoes@gmail.com e www10dimensões.com
Apoios: DEART/UFRN, ECT/UFRN, PROEX, NAC/UFRN

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP