A Direita se articula

Amigos e amigas:

Com o pagamento de R$ 500,00 pode-se ouvir, amanhã em São Paulo, alguns luminares do pensamento de direita no Brasil e na América Latina.
Instituto Milenium realiza fórum
‘Democracia e Liberdade de Expressão’
Redação SRZD | Nacional | 28/02/2010 03:15

O Instituto Millenium promove nesta segunda-feira, em São Paulo, o “1° Fórum Democracia & Liberdade de Expressão”. O objetivo do evento é analisar a relação entre liberdade de expressão e democracia, os problemas causados pela restrição a esse direito fundamental para a construção e o fortalecimento do Estado de Direito e a importância da criação de mecanismos que impeçam sua violação.

Para discutir o tema, em um momento em que a liberdade de expressão é ameaçada em vários países da América Latina, incluindo o Brasil, o Instituto Millenium reunirá personalidades nacionais e do exterior que atuam em diferentes setores da sociedade. Jornalistas, intelectuais e políticos se dividirão em quatro painéis: “Liberdade de expressão: cenários, tendências e práticas na América Latina”, “Ameaças à democracia no Brasil”, “Restrições à liberdade de expressão” e “Liberdade de expressão e estado democrático de direito”.

O painel de abertura terá a presença de Adrián Ventura, jornalista argentino e colunista do “La Nación”, Carlos Vera, jornalista equatoriano autor do livro “¡Nunca mordaza!”, e do venezuelano Marcel Granier, presidente da Radio Caracas Televisión (RCTV), emissora retirada do ar por determinação do presidente da Venezuela Hugo Chávez.

O Fórum também contará com a participação de Arnaldo Jabor, Reinaldo Azevedo, Roberto Romano, Demétrio Magnoli, Denis Rosenfield, Carlos Alberto Di Franco, Sidnei Basile, Marcelo Madureira e Otávio Frias Filho. A mediação ficará por conta de Tonico Ferreira, Luis Erlanger e William Waack.
O evento terá ainda a participação especial dos deputados federais Fernando Gabeira e Miro Teixeira.

A iniciativa é uma realização do Instituto Millenium com patrocínio do Instituto Mises Brasil e apoio da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e do Instituto Friedrich Naumann. O Instituto Millenium é uma Oscip que tem como missão promover a Democracia, a Economia de Mercado, o Estado de Direito e a Liberdade.

As inscrições são abertas ao público e podem ser feitas na página do Instituto Millenium, na qual também estão disponíveis mais informações sobre os palestrantes e convidados especiais: http://www.imil.org.br/
PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura Oficial: Min. Hélio Costa

Palestra Especial: Roberto Civita

9h30 – Painel de Abertura: Liberdade de Expressão: Cenários, Tendências e Práticas na América Latina

Exposições: Adrián Ventura (Argentina)

Carlos Vera (Equador)

Marcel Granier (Venezuela)

Mediador: Marcelo Rech

11h – 2º Painel – Ameaças à Democracia no Brasil

Exposições: Demétrio Magnoli

Denis Rosenfield

Mediador: Tonico Ferreira

12h – Intervalo para o Almoço

13h30 – Recepção

14h – 3º Painel – Restrições à Liberdade de Expressão

Exposições: Arnaldo Jabor

Carlos Alberto Di Franco

Sidnei Basile

Mediador: Luis Erlanger

15h30 – Intervalo

16h – 4º Painel – Liberdade de Expressão e Estado Democrático de Direito

Exposições: Marcelo Madureira

Reinaldo Azevedo

Roberto Romano

Mediador: William Waack

17h30 – Painel Especial de Encerramento: Democracia & Liberdade de Expressão

Exposições: Dep. Fernando Gabeira

Dep. Miro Teixeira

Otávio Frias Filho

Mediador: Carlos Alberto Sardenberg

19h – Conclusões Finais

Serviço

1° Fórum Democracia & Liberdade de Expressão

Data: 1º de março de 2010

Horário: das 8h30 às 19h

Local: Hotel Golden Tulip Paulista Plaza, nº 85 Alameda Santos, Jardins

Abraços

Nasci em Natal (1950). Vivo em São Paulo desde 1970. Estudei História e Artes Visuais. Escrevo sobre História (Imprensa, Artes Visuais, Cinema Literatura, Ensino). Traduzo poemas e letras de canções (do inglês e do francês). Publiquei lvros pelas editoras Brasiliense, Marco Zero, Papirus, Paz e Terra, Perspectiva, EDUFRN e EDUFRJ. Canto música popular. Nado e malho [ Ver todos os artigos ]

ao topo