“A Insurreição Comunista de 1935”, de Homero Costa, para leitura e download

“Há acontecimentos históricos de inegável importância que não foram suficientemente estudados, e entre eles situamos a Insurreição de 23 de novembro de 1935 em Natal, no Rio Grande do Norte. “A Insurreição Comunista de 1935″, do cientista político Homero Costa, pretende preencher uma lacuna nesse sentido.

Sua tese central é de que o Levante do 21º Batalhão de Caçadores em Natal foi articulado, organizado e dirigido pelo Partido Comunista e não pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), como pretende majoritariamente a bibliografia que trata do tema, e que o levante e seu êxito, mesmo que fugaz, só podem ser compreendidos inseridos na conjuntura política do estado naquele momento; ou seja, a especificidade regional será um dos fatores explicativos.

No entanto, como se tratava da articulação de um Levante nacional, precipitado em Natal, que desorganizou a articulação do movimento em nível nacional, provocando o desencadeamento de Levantes similares em Pernambuco – Recife, Jaboatão, Olinda e Limoeiro – e Rio de Janeiro (unidades militares do Exército), torna-se necessário uma contextualização mais geral, situando seus principais protagonistas.”

Acesse o livro: AQUI

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =

ao topo