A memória elétrica de Moraes Moreira

Cantor e compositor baiano lança em Natal seu segundo livro, Sonhos Elétricos, quarta-feira (26), às 19h, na Livraria Siciliano do Midway Mall

Natal (RN), 24 de janeiro de 2011 – O cantor e compositor baiano Moraes Moreira lança na quarta-feira (26), às 19h, na Livraria Siciliano do Midway Mall, o seu segundo livro em três anos, chamado Sonhos Elétricos. Editada pela carioca Azougue e com patrocínio do Banco do Nordeste, por meio da Lei Rouanet, a obra relata a vida do artista após sua saída do grupo Novos Baianos, começo de carreira solo, parceria com o músico Armandinho Macedo e experiência nos carnavais de Salvador.

Aos 41 anos de carreira, Moraes Moreira reuniu crônicas, cordéis, letras de músicas e fatos inéditos para compor a publicação, onde também faz uma reflexão sobre a política cultural na Bahia e relata sua angústia e exílio durante 10 anos em Pernambuco, de onde só voltou ao carnaval de Salvador em fevereiro de 2010.

Com este livro, dividido em três partes, Moraes espera render uma homenagem à cultura brasileira e, principalmente, à memória dos criadores do trio elétrico, a dupla Dodô e Osmar. O primeiro que publicou chama-se “A História dos Novos Baianos e Outros Versos”.

Na primeira etapa, o artista conta suas experiências em vários carnavais e relata a parceria com Armandinho, Dodô e Osmar. Na segunda, faz uma reflexão sobre a política cultural da Bahia – uma crítica pungente à instalação de megablocos de cordas e abadás, o que acabou com o espaço do folião pipoca e alijou vários artistas da festa. Por fim, o relato emocionado da sua volta a Salvador, em 2010, em meio às comemorações dos 60 anos de criação do trio elétrico.

Moraes Moreira, considerado por Dodô e Osmar como primeiro cantor do trio elétrico, tem uma obra extensa ligada aos festejos carnavalescos e traz influências dos mestres Lamartine Babo, Braguinha e Zé Kéti, por exemplo.

Entre os relatos de Sonhos Elétricos, o público poderá conhecer a primeira parceria com Dodô e Osmar: em 1976, Moraes pôs letra sobre o tema instrumental Double Morse. O resultado disto foi a música Pombo Correio, que se tornou enorme sucesso nacional. Depois disto, Moraes nunca mais parou e suas canções são consideradas clássicos do carnaval da Bahia.

Serviço:

Lançamento do Livro SONHOS ELÉTRICOS

Livraria Siciliano – Shopping Midway

Av. Bernardo Vieira, 3775 – Tirol – Natal-RN

(84) 3222-4722

Comentários

There is 1 comment for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 1 =

ao topo