Ação Leitura começa hoje com encontros, bazar e poesia

A Ação Leitura 2016 está chegando. Um evento idealizado pela Editora e coletivo de escritores Jovens Escribas chega a mais uma edição com o patrocínio da Unimed Natal, Lei Djalma Maranhão e Prefeitura do Natal, com o desafio de superar as mais de 5.000 pessoas contempladas na edição anterior. O evento segue com a mesma metodologia e a premissa de anos anteriores, mantendo o objetivo de promover a leitura durante uma semana inteira por meio de uma mensagem simples e essencial: “ler pode ser muito divertido”.

ESCOLAS – UNIVERSIDADES – IFRNs
O trabalho da Ação Leitura começa semanas antes do evento. A equipe de produção visitou escolas, conversou com professores, diretores e coordenadores. Também costurou parcerias que viabilizaram o evento com uma metodologia eficaz de estímulo à leitura. Os professores de português e literatura trabalham textos de autores participantes do evento previamente em salas de aula. Este trabalho prévio provoca um envolvimento muito maior de escolas e estudantes com a leitura dos autores com quem vão encontrar.

MÉTODO DE TRABALHO
A Ação Leitura traz consigo um método utilizado em outros eventos literários Brasil afora que se mostraram exitosos em longo prazo, como a Jornada Literária de Passo Fundo (RS). As ações promovidas seguem a seguinte sequência:
1º, são enviados para os professores textos dos autores que terão contato com os alunos para serem trabalhados em sala de aula pelos professores;
2º, os autores visitam as escolas e conversam com os estudantes;
3º, livros dos autores são deixados nas bibliotecas das escolas para serem lidos pelos alunos.

AUTORES
Este ano, a Ação Leitura terá os seguintes autores convidados: Regina Azevedo, Alice Carvalho, Pablo Capistrano, Carlos Fialho, Pedro Cavalcanti, Sérgio Fantini, Márcio Benjamin, Carito, Marcelino Freire, Xico Sá, Fábio Brazza e Manoel Cavalcante.

PARCERIAS – PATROCÍNIO – APOIOS
A AÇÃO LEITURA 2015 foi aprovada pela comissão da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão e contemplada pelo edital Unimed Cultural, promovido pela UNIMED NATAL. Além da Unimed, diversos apoiadores contribuem para a realização da AÇÃO: Camarões, Secretaria Municipal de Educação (que cede o complexo CEMURE), Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, Curso de Letras da UnP, Unigráfica, Espaço Cultural Duas, InterTV Cabugi, Rádio Jovem Pan, Hotel Vila do Mar e-suítes e Takami Restaurante.

ENCONTROS COM ESTUDANTES
De segunda (09/05) a sexta (13/05), pela manhã e à tarde, estudantes de todas as regiões de Natal e também da grande Natal (São Gonçalo e Parnamirim), de escolas municipais, estaduais, IFRNs e colégios particulares vão ao encontro de autores contemporâneos para ouvirem papos sobre leitura e literatura com escritores cujos textos já terão sido apresentados em sala de aula. Alguns destes encontros se darão nas próprias escolas e outros ocorrerão no CEMURE (espaço pertencente à Secretaria Municipal de Educação que fica vizinho à Rodoviária de Natal).

EVENTOS DENTRO DO EVENTO
Em que pese o forte componente social do evento, sendo a maior parte do público composto por estudantes em idade escolar, a AÇÃO LEITURA realiza diversos eventos abertos ao público em geral: TODOS GRATUITOS.

Autores e Atores – Leituras dramáticas
Atores de grupos de teatro locais interpretam textos de autores presentes no evento.
Presenças confirmadas dos convidados especiais Fábio Brazza e Manoel Cavalcante.
Barracão do Clowns – 11/05 (quarta-feira) – 19h – Acesso gratuito

IapoisPoesia Especial
A nova geração da poesia natalense num recital bem especial.
IFRN Rocas – 13/05 (sexta-feira) – 14h – Acesso gratuito

Bazar Independente Especial – com Xico Sá, Marcelino Freire e Sérgio Fantini
Espaço Cultural Duas – 14/05 (sábado) – 16h – Acesso gratuito

AÇÃO LEITURA 2015:
Realização: Jovens Escribas e Programa Unimed Cultural.
Patrocínio: UNIMED NATAL, Lei Djalma Maranhão e Prefeitura do Natal.
Apoios e parceiros: Camarões, Takami, Hotel Vila do Mar, Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, Espaço Cultural Duas e Secretaria Municipal de Educação.

Acredito que música, literatura e esporte são ansiolíticos dos mais eficazes; que está na ralé, nos esquisitos e incompletos a faceta mais interessante da humanidade. [ Ver todos os artigos ]

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP