AÇÃO POTIGUAR DE INCENTIVO À LEITURA

Evento dos Jovens Escribas vai levar o prazer da leitura a mais de 3.000 pessoas. Incentivar o gosto pela leitura, este é o objetivo do primeiro evento literário promovido pela editora Jovens Escribas, de 17 a 22 de outubro de 2011.

A “AÇÃO POTIGUAR DE INCENTIVO À LEITURA” vai levar autores que já publicaram pela editora, além de diversos escritores de outros Estados, para conversar com alunos do ensino médio, fundamental e estudantes universitários sobre o prazer da leitura. Haverá também debates direcionados ao público em geral e uma oficina gratuita de leitura de contos com preciosas dicas de bons livros e autores.

Motivados pela necessidade de se difundir o hábito da leitura por prazer entre os mais jovens e de realizar um evento literário focado no leitor, a exemplo do que é feito na Jornada Literária de Passo Fundo, por exemplo, os organizadores procuraram meios de viabilizar um evento de uma semana que vai alcançar um público de mais de 3.000 pessoas. “Notamos que há no Estado 2 tipos de ventos literários. Um deles é focado no livro e outro no autor. Ambos são importantíssimos, mas faltava ainda o terceiro vértice do triângulo: o leitor. Estamos criando o primeiro evento literário potiguar voltado prioritariamente para os leitores e estamos muito felizes com isto.”, declarou Carlos Fialho, um dos organizadores do evento.

Escolas e turmas universitárias

De segunda (17/10) a sexta (21/10) os autores vão falar para estudantes das escolas Estaduais Anísio Texeira e Castro Alves, a Escola Municipal 4º Centenário, o Colégio CEI Romualdo Galvão e diversos cursos da Universidade Potiguar. Em bate-papos descontraídos e divertidos, os escritores contarão a partir de suas obras e experiências pessoais a importância que a leitura teve na trajetória de cada um deles.

Autores

Participarão da “AÇÃO POTIGUAR DE INCENTIVO À LEITURA” autores locais como Pablo Capistrano, Nei Leandro de Castro, Clotilde Tavares, Patrício Jr., Ana Célia Cavalcanti, Cláudia Magalhães, Carito e Daniel Minchoni. De outros Estados virão Mario Prata (SC), Joca Reinners Terron (MT) – vencedor do prêmio Machado de Assis 2010 de melhor romance brasileiro, Leonardo Panço (RJ), Rafael Coutinho (SP) e Sérgio Fantini (MG).

Abertura na Assembleia Legislativa (com transmissão ao vivo pela TV Assembleia)

Nos dias 17 e 18, os autores se dedicarão exclusivamente a visitar escolas e estudantes universitários, mas na quarta-feira (19/10), às 19h, no auditório Robinson Faria, na Assembleia Legislativa, haverá um bate-papo de abertura aberto a todo o público interessado com os autores Nei Leandro de Castro e Mario Prata. Todo o evento de abertura terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia.

Programação na Siciliano do Midway e Centro Cultural Dosol

Na quinta (20/10) e sexta (21/10), além dos compromissos diurnos em escolas, os autores estarão no auditório da Livraria Siciliano do Midway. Quinta é a noite de Joca Reinners Terron, Rafael Coutinho, Sérgio Fantini, Patrício Jr. e Pablo Capistrano falarem da ficção contemporânea potiguar e não-potiguar. Mario Prata e Nei Leandro também estarão presentes para autografar livros para leitores e fãs. Na sexta, é a vez de Clotilde Tavares, Cláudia Magalhães e Ana Célia Cavalcanti conversarem sobre literatura e leitura. Após o breve bate-papo, a livraria será palco do lançamento do livro “Paraíso Perdido”, livro de contos de Cláudia Magalhães.

No sábado (22/10), às 16h, o Centro Cultural Dosol será palco de um bate-papo com Leonardo Panço sobre leituras de Rock. Logo após o bate-papo, haverá o lançamentos do livro “Esporro – O underground carioca dos anos 90”, seguido da festa de encerramento do evento com shows e DJ.

Transmissão ao vivo através da Cabo Telecom

Toda a programação noturna e o debate no Centro Cultural Dosol serão transmitidos ao vivo no site da Cabo Telecom e também na Fanpage dos Jovens Escribas no Facebook.

Oficina Gratuita com Sérgio Fantini

O premiado autor mineiro Sérgio Fantini vai ministrar uma oficina gratuita para estudantes universitários da quarta (19/10) à sexta (21/10), das 15h às 17h, no Campus da Floriano Peixoto da UnP. As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail jovensescribas@gmail.com. Basta informar nome completo, curso e contatos como e-mail e número de celular. A oficina será de leitura, com dicas de autores e obras importantes e divertidas, selecionadas pelo autor.

Parceria com o projeto Livro para Voar da ALE Combustíveis

A ALE Combustíveis vai disponibilizar 5 estantes móveis do seu projeto Livros para Voar que incentiva a doação e troca de livros em locais públicos. Haverá estantes na Assembleia Legislativa, na UnP, no Centro Cultural Dosol e nas escolas atendidas pelo evento. Para conhecer mais sobre o projeto Livro para Voar, acesse www.livroparavoar.com.br.

Lançamentos

Além dos debates e bate-papos, o evento terá também 3 lançamentos de novos livros da Editora Jovens Escribas.

– Sexta-feira – 19h30 – Livraria Siciliano do Midway Mall – Cláudia Magalhães lança o livro “Paraíso Perdido” (contos).

– Sábado – 16h – Centro Cultural Dosol – Leonardo Panço lança “Esporro – o underground carioca dos anos 90”

Programação

A programação completa da “AÇÃO POTIGUAR DE INCENTIVO À LEITURA” pode ser vista no endereço www.jovensescribas.com.br/blog

Contatos da organização

e-mail: jovensescribas@gmail.com

Telefones:

(84) 9402-4256

(84) 9908-0770

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo