Afegãos fogem da guerra

O anúncio feito pela Otan de que iniciará nos próximos dias uma ofensiva contra os insurgentes do Taleban na cidade de Marja, na província de Helmand (região sul do país), provocou um êxodo por parte da população local por temer um possível confronto armado.

Há várias semanas, helicópteros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) despejaram folhetos sobre a região pedindo para que os moradores deixassem a área. Funcionários do governo local disseram que cerca de 35 mil moradores de Marja, a maior cidade do sul do país ainda sob o controle do Taleban, estariam deixando a cidade e se deslocando para outras partes da província.

“Nós deixamos a cidade porque muitos aviões sobrevoaram a região e há importantes movimentos de tropas”, disse Shir Jan, um morador de Marja, à agência AFP.

A operação militar — batizada de Mushtarak, que significa ‘juntos’ em pashtun, o idioma local,– é considerada uma das maiores desde o início da guerra no Afeganistão em 2001.

A ofensiva em Helmand será a primeira grande ação militar no país desde que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou o envio de mais 30 mil soldados americanos ao Afeganistão.

Veja álbum de fotos aqui

ao topo