Aliança Francesa promove arraiá nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (16), a Aliança Francesa Natal realiza seu arraiá junino, a partir das 18h, na sede da própria instituição, na rua Potengi 459, em Petrópolis. A entrada é gratuita.

A programação inclui barracas com comidas típicas, um festival da canção francesa, concurso de talentos e de trajes matutos e uma quadrilha com forró pé de serra.

Todos os vencedores receberão uma bolsa integral para um semestre de estudos da língua de Baudelaire.

Severine
Séverine Etxe está em Natal há oito meses e quer mostrar que as semelhanças entre os festejos juninos no Brasil e na França vão além do anarriê e alavantú

Para o ganhador do festival da canção, terá também uma viagem à Recife com tudo pago para disputar a etapa regional, no dia 24 de outubro – a final será no Rio de Janeiro, com o campeão nacional contemplado com passagem e hospedagem na França.

A ideia é promover um encontro entre tradições similares entre França e Brasil, desconhecidas para a maioria dos brasileiros, que vão além do ‘alavantú’ e ‘anarriê’.

Para a diretora da Aliança Francesa Natal, Séverine Etxe, o cruzamento das duas culturas revela outras similitudes.

“Cada final de semestre a gente faz uma festa de encerramento, tanto com os alunos como para as pessoas de fora que querem conhecer a Aliança. Assim podemos mostrar o cruzamento das culturas francesa e brasileira. Nós também festejamos o São João, na Franca, a Fête de Saint-Jean. Só que para nós é a abertura do verão, a passagem para a luz, para o sol. Eu vim do País Basco e lá a festa é muito forte. É interessante ver como tem muita ligação entre essa cultura nordestina [do são João] e a basca. Nas danças, nas quadrilhas, em que são faladas palavras francesas”.

Arraiá da Aliança Francesa Natal

Dia 16 de junho

Horário: das 18h às 22h

Local: sede da Aliança, na rua Potengi 459, em Petrópolis

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP