Ameaça à pesquisa científica
EM DEFESA DA AUTONOMIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E CONTRA AS FORMAS DE AMORDAÇAMENTO DA PESQUISA CIENTÍFICA
A autonomia da pesquisa científica encontra-se ameaçada na universidade brasileira.
No dia 10 de fevereiro de 2012 através do Memo no. 35/12FA/-PG assinado pela Sra. Sandra Valeska Martins Leal, Procuradora Federal foi comunicado ao Prof. Eneias Barbosa Guedes, Faculdade de Geografia, a existência do Processo Ação Ordinária de Dano Moral 35947-07.2011.4.01.3900 no qual a UFPA e o Prof. Eneias Barbosa Guedes são constituídos Réus por conta de conta da dissertação Território e territorialidade de pescadores nas localidades de Céu e Cajauúna, Soure Pará.
A ação é movida pela Sra. Eva Maria Daher Abufaiad, representada pelos advogados Abraham Assayag e Marcos J. Assayag do Escritório de Advocacia Abraham Assayag.
A ação movida contra o professor Eneias Barbosa Guedes desrespeita a autonomia do pensamento científico, desrespeita o Programa onde a dissertação foi elaborada, desrespeita o trabalho do professor orientador, dos pesquisadores que compuseram as bancas examinadoras de qualificação e de defesa; enfim, desrespeita o próprio tema de investigação da ciência geográfica.
Por tudo isso é repudiável!
Pesquisadores da Universidade Federal do Pará em conhecimento deste processo consideram importante divulgar e construir uma reflexão sobre as restrições e imposições para o trabalho de pesquisa cientifica. Formas de amordaçamento, de judicialização dos pesquisadores constituem um perigo para a Ciência, para os agentes sociais que mediante relações de pesquisa confiam neste conhecimento balizador de esquemas de compreensão e transformação da sociedade ao seu favor.
A quem e a que serve a Ciência?
Este processo constitui uma séria ameaça para os pesquisadores e discentes da Universidade Federal do Pará e de todas as Universidades brasileiras que poderão encontrar à sua frente o peso da censura, da auto-censura, como o medo de uma decisão judicial que venha julgar sob a perspectiva da moral.
4 de abril de 2012.
ENVIAR SOLIDARIEDADE
Peço aos pesquisadores que apóiam a causa, que enviem sua manifestação
ao Prof. Eneias Guedes: eneias.guedes@hotmail.com
Atenciosamente,
Prof. Dr. João Santos Nahum
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Campus Universitário do Guamá
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Av. Augusto Corrêa, nº 01, Belém – PA Cep: 66.075-110
Fone: (091) 3201-8194 ppgeo@ufpa.br
Comments