Ameaça à pesquisa científica

EM DEFESA DA AUTONOMIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E CONTRA AS FORMAS DE AMORDAÇAMENTO DA PESQUISA CIENTÍFICA

A autonomia da pesquisa científica encontra-se ameaçada na universidade brasileira.

No dia 10 de fevereiro de 2012 através do Memo no. 35/12FA/-PG assinado pela Sra. Sandra Valeska Martins Leal, Procuradora Federal foi comunicado ao Prof. Eneias Barbosa Guedes, Faculdade de Geografia, a existência do Processo Ação Ordinária de Dano Moral 35947-07.2011.4.01.3900 no qual a UFPA e o Prof. Eneias Barbosa Guedes são constituídos Réus por conta de conta da dissertação “Território e territorialidade de pescadores nas localidades de Céu e Cajauúna, Soure Pará”.

A ação é movida pela Sra. Eva Maria Daher Abufaiad, representada pelos advogados Abraham Assayag e Marcos J. Assayag do Escritório de Advocacia Abraham Assayag.

A ação movida contra o professor Eneias Barbosa Guedes desrespeita a  autonomia do pensamento científico, desrespeita o Programa onde a  dissertação foi elaborada, desrespeita o trabalho do professor orientador, dos pesquisadores que compuseram as bancas examinadoras de  qualificação e de defesa; enfim, desrespeita o próprio tema de investigação da ciência geográfica.

Por tudo isso é repudiável!

Pesquisadores da Universidade Federal do Pará em conhecimento deste  processo consideram importante divulgar e construir uma reflexão sobre as restrições e imposições para o trabalho de pesquisa cientifica. Formas de amordaçamento, de judicialização dos pesquisadores constituem um perigo para a Ciência, para os agentes sociais que mediante relações de pesquisa confiam neste conhecimento balizador de esquemas de compreensão e transformação da sociedade ao seu favor.

A quem e a que serve a Ciência?

Este processo constitui uma séria ameaça para os pesquisadores e discentes da Universidade Federal do Pará e de todas as Universidades brasileiras que poderão encontrar à sua frente o peso da censura, da auto-censura, como o medo de uma decisão judicial que venha julgar sob a perspectiva da  moral.

4 de abril de 2012.
ENVIAR SOLIDARIEDADE

Peço aos pesquisadores que apóiam a causa, que enviem sua manifestação
ao Prof. Eneias Guedes:  eneias.guedes@hotmail.com
Atenciosamente,
Prof. Dr. João Santos Nahum

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Campus Universitário do Guamá
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

Av. Augusto Corrêa, nº 01, Belém – PA – Cep: 66.075-110

Fone: (091) 3201-8194 – ppgeo@ufpa.br

Nasci em Natal (1950). Vivo em São Paulo desde 1970. Estudei História e Artes Visuais. Escrevo sobre História (Imprensa, Artes Visuais, Cinema Literatura, Ensino). Traduzo poemas e letras de canções (do inglês e do francês). Publiquei lvros pelas editoras Brasiliense, Marco Zero, Papirus, Paz e Terra, Perspectiva, EDUFRN e EDUFRJ. Canto música popular. Nado e malho [ Ver todos os artigos ]

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP