Ana Selma Galvão lança exposição inspirada na cultura brasileira

A artista plástica Ana Selma Galvão entrará em cartaz na cena cultural potiguar com uma nova exposição.

A partir desta sexta-feira (1º) até o dia 31 de julho, suas obras estarão expostas no Praia Shopping, em Natal, com a proposta de apresentar trabalhos realizados com matéria-prima reciclada, principalmente papel.

Temas como as origens e as cores do povo brasileiro, revelam uma rica mistura de influências nordestinas, africanas e indígenas, na intenção de ampliar o interesse pela arte e cultura produzidas com produtos sustentáveis.

A Galeria ficará durante todo o mês em uma loja na Praça de Alimentação do Praia Shopping, com ambientação da arquiteta Maria Ivone Cardim, sempre das 10h às 22h.

Sobre Ana Selma Galvão

Ela trabalha com artes há 22 anos, mas foi há 10 que a vontade de buscar elos com ideias de preservação do meio ambiente fizeram com que desenvolvesse objetos, máscaras e esculturas com as técnicas de papel machê e papietagem.

Ana Selma Galvão (2)
Ana Selma Galvão mistura influências nordestinas, africanas e indígenas para ampliar o interesse do público pela arte produzidas com produtos sustentáveis

A principal motivação da artista vem da origem do povo brasileiro.

“Continuo experimentando novas possibilidades, desenvolvendo novas técnicas, sempre mantendo a fidelidade à cultura brasileira e ao reaproveitamento de materiais, passando o meu saber para a comunidade com o apoio dos projetos culturais desde 2009”, diz a artista.

O médico, artista plástico e escritor Iaperi Araújo enaltece o trabalho de Ana Selma.

“[…] é uma artista que sempre surpreende. Usando de sua excepcional criatividade, partiu das telas onde buscou as raízes mais legítimas de nossa cultura popular para as esculturas. O plano não mais a seduzia. A terceira dimensão, o volume sobrepondo-se à cor passou a ter um importante papel no seu estilo muito mais ligado ao naif do que qualquer outra escola. Naif, por ser a cara do Nordeste, como a motivação dos seus trabalhos. A cultura popular recriada nas formas do papier machê que ela elevou à condição de material nobre.

E completa a analise sobre a obra da artistas ao comentar detalhes de suas criações.

“Apesar do enquadramento na arte naif, seus objetos são verdadeiras instalações de vanguarda. Arte adiante do seu próprio tempo, comprometida com a visão moderna da arte popular. Os motivos, a formas e as cores, usados sob novos conceitos e num sentido eminentemente lúdico. Ana Selma é uma artista contemporânea que se adianta na expressão artística, sempre procurando inovar para que sua arte não seja apenas diletante, mas um instrumento de mudanças. Este seu mérito.”

Galeria de Arte Ana Selma Galvão

Exposição de 1º a 31 de julho de 2016

Local: Praia Shopping – Praça de Alimentação

Horário: 10h às 22h

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP