As construções de Brasília

Brasília é umas das cidades mais fotogênicas que existem, não por suas belezas naturais, pois não as tem.

É por ser uma imensa obra de arte espalhada pelo nosso planalto central, tanto pelo urbanismo de Lúcio Costa, pelos palácios e prédios de Oscar Niemeyer e o paisagismo de Roberto Burle Marx.

Leia o resto deste post aqui>>

Comentários

Há 4 comentários para esta postagem
  1. Gustavo de Castro 8 de novembro de 2010 17:10

    Macário, reli o que escrevi e não vi nada demais. Escrevi e-mail pessoal para vc, pedi perdão se fui ou se pareci agressivo, não foi? Bom, então digo a todos que apenas externei o sentimento do momento, deveria ter
    repensado, certamente, antes de escrever, em todo caso o sentimento
    que coloquei (talvez erroneamente para fora) foi por conta do equívoco
    comum aos que lêem Brasília igual a Macário, sem conhecimento devido, de fora, ou via site turísticos. Há mais árvores no Plano do que habitantes, sabiam? Há uma floresta dentro de Brasília (e não falo do Parque da cidade), falo da Floresta Nacional, a Flona. Bom, enfim, talvez Brasilia não mereça essa minha defesa toda mesmo. É uma cidade de cimento cozido, cravada no meio do nada sobre um planalto de 1.200m acima do niível do mar. Salvo engano, mais de dois mil trabalhadores morreram construindo esta cidade. O modernismo nasceu e foi sepultado em Brasília. Neste sentido, Brasília é a tumba do modernismo brasileiro. Precisamos de outra capital. Quem sabe, não poderia ser uma plataforma de petróleo?

    att
    Gustavo.

  2. João da Mata 8 de novembro de 2010 14:56

    Vinicius de Moraes e Tom Jobim viram muita beleza em Brasília quando compuseram a Sinfonia de Brasília, encomendada por Juscelino. A conhecida Sinfonia da Alvorada.

    Brasília é bela nas suas redondezas, cascatas e vales. Do amanhecer e outros recantos que convidam á meditação.

    Brasília da flor do cerrado e de muitos encantos. Assim como qualquer outra cidade não se entrega de imediato.

    http://www.jobim.com.br/dischist/sinfalv/sinfalv.html

  3. Macário Campos 8 de novembro de 2010 13:30

    Gustavo,boa tarde.

    Ainda não entendi o motivo de tanta agressividade, para dizer o mínimo, não escrevi sobre o Distrito Federal como um todo, e somente sobre o centro de Brasília, onde até o lago de seu entorno é artificial.
    Segue link do Portal Brasileiro do Turismo, da Embratur, onde são apresentadas todas as atrações de nossa capital, e você poderá ver que são citados dois parques, afastados do centro da cidade.

    http://www.embratur.gov.br/site/br/cidades/materia.php?id_cidade=1028

    Por favor, entre no link desta postagem e leia o comentário completo.

    Macário

  4. Gustavo de Castro 8 de novembro de 2010 11:34

    Que desconhecimento terrível dizer isso, que Brasília não tem belezas naturais. São mais de mil nascentes, cachoeiras dentro do plano piloto, a Floresta nacional (Flona) e o parque nacional, bom, são tantas belezas…nem preciso dizer mais. que infelicidade de observação, uma pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo