Assim caminha o segundo turno

Amigos e amigas:

Meu amigo Eli Clemente recebeu uma mensagem sobre indenização que Dilma Roussef cobra do estado brasileiro por ter sido presa durante a ditadura. Segue abaixo a mensagem original e a resposta de Eli. Fiquei especialmente impressionado com um ângulo da mensagem original: ao mesmo tempo em que se ataca a candidatura Dilma, a ditadura é esvaziada de gravidade e os bandidos da História são as pessoas que lutaram contra aquele regime, ridicularizados com expressões como “bolsa ditadura”. Que esperar de pessoas que reabilitam uma ditadura sanguinária?

“CANDIDATA À PRESIDÊNCIA PROCESSA O BRASIL…

Garanto que esse absurdo você não sabia…

Recebi a mensagem abaixo e fui conferir para ver se havia um SITE OFICIAL, e se lá estava o processo da DILMA.
EXISTEM: TANTO O SITE COMO O PROCESSO.
VEJA O LINK:
Se quiser confirmar, clique nesse link http://portal.mj.gov.br/anistia/data/Pages/MJDC5E093DPTBRNN.htm e coloque o número do processo 2002.01.13016 e o nome Dilma Vana Rousseff

QUANTO DILMA ESTÁ PEDINDO NA BOLSA GUERRILHA”?

Lista de Andamentos
Nº Processo: 2002.01.13016 Requerente: Dilma Vana Rousseff
Data Descrição
09/02/2010 Gabinete do Presidente
02/05/2007 Juntada por anexação – GABINETE
02/05/2007 Juntada por anexação – GABINETE
23/04/2007 Gabinete do Ministro da Justiça
23/04/2007 Gabinete do Presidente
14/03/2007 Juntada por anexação – DILIGÊNCIA
12/03/2007 Juntada por anexação – DILIGÊNCIA
10/01/2007 Aguardando cumprimento de diligências
09/01/2007 Aguardando cumprimento de diligências
09/01/2007 Aguardando cumprimento de diligências
05/01/2007 Assessoria Interna (Setor de Diligência)
28/11/2006 Devolvido
28/11/2006 Juntada por anexação – ANÁLISE
27/11/2006 Setor de Análise
21/11/2006 Devolvido
20/11/2006 Setor de Análise
30/10/2006 Setor de Protocolo e Diligência
31/08/2005 Setor de Análise
04/07/2003 Devolvido
30/05/2003 Remessa de Processos à 2ª Câmara
28/03/2003 Devolvido
28/03/2003 Setor de Protocolo e Diligência
13/12/2002 Remessa de Processos à 1ª Câmara
Encontrados 23 andamentos.

As informações sobre andamento dos processos também poderão ser prestadas pelo Serviço Especial de Atendimento aos Anistiandos e podem ser obtidas pessoalmente, por carta, telefone, fax ou email:
Endereço:
Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Ministério da Justiça, anexo II, térreo, Brasília, DF. CEP: 70064-900
Telefone:
61 3429 3341
Fax:
61 3429 3675
E-mail:
anistia@mj.gov.br
Horário provisório de funcionamento:
das 8 às 17 horas

A candidata Dilma Rousseff (PT) está movendo um processo contra o Estado brasileiro.
Ela está requerendo indenização pelos tempos em que militou na guerrilha armada, tentando implantar o comunismo no Brasil.
Enquanto esteve na guerrilha, o grupo guerrilheiro do qual participava ativamente assassinou soldados, praticou atentados à bomba, roubou cofres, sequestrou.
Desde 2002, Dilma está processando o Estado.
O processo já teve 23 movimentações.
Agora chegou ao gabinete do Presidente Lula.É importante saber quanto a Dilma quer ganhar. Especialmente neste momento em que o TCU está disposto a revisar os verdadeiros absurdos cometidos na distribuição da bolsa guerrilha.
Lula ganha perto de 5 mil mensais por ter passado 30 dias na prisão, assediando o menino do MEP e pedindo pizza para o jantar.
Não perdeu o emprego porque já não trabalhava, já era pelego do sindicato.
Quanto será que a Dilma está querendo faturar em cima dos impostos que nós pagamos?
Quanto será que ela está pedindo?
É uma boa pauta para os jornalistas ou para o que ainda resta deles.
Quem pergunta?
Os cofres públicos agradecem.
Apenas para lembrar: Serra, (gostem o12 u não dele) nunca pegou em armas contra os seus irmãos brasileiros, esteve exilado durante vários anos e nunca pediu um centavo.
A verdade deve ser dita.
Apenas para lembrar”.

*********

RESPOSTA DE ELI CLEMENTE

Prezada Celita:

Obrigado por mandar a mensagem anexa. Em resposta a sua consideração, quero esclarecer:
1) Grupos de esquerda que lutaram contra uma DITADURA no Brasil merecem o reconhecimento e a gratidão de todos os brasileiros. Muitos de seus membros e outros brasileiros que se opuseram à DITADURA foram torturados, assassinados, obrigados ao exílio no exterior ou no território brasileiro (vide o grande filme “Cabra marcado para morrer”, de Eduardo Coutinho).
2) Nem Dilma nem ninguém pede indenização por ter pertencido a grupo de esquerda (se o caso fosse esse, quem pagaria a indenização seria o próprio grupo). Eles pedem indenização do Estado por terem sido presos políticos durante uma DITADURA no Brasil. A responsabilidade indenizatória é do governo brasileiro. Vale lembrar que uma DITADURA, além de impor sofrimentos às pessoas que a viveram diretamente, impõe grandes despesas para as gerações seguintes porque o aparelho de estado, não mais DITADURA, é obrigado, sim, a pagar indenizações. Você, que é uma pessoa muito esclarecida,deve saber que a Alemanha atual paga enormes indenizações devido ao NAZISMO.
3) Ex-presos (torturados, humilhados, exilados) que pedem indenizações demonstram apenas DIGNIDADE e AUTO-RESPEITO. Eles não pedem nada ao Brasil porque ELES SÃO BRASIL.
4) Os grupos de luta armada lutaram contra uma DITADURA. A DITADURA é responsável por terem existido grupos de luta armada. A causa de tudo que aconteceu durante a DITADURA é a DITADURA.
5) Dilma processa o estado brasileiro porque é uma cidadã dotada de dignidade. Alguns dos ex-presos, exilados e torturados que não pedem indenização são pessoas que abrem mão de sua auto-estima. Alguns outros, todavia, são oportunistas que fazem de conta que não sofreram durante uma DITADURA ou até fingem que não houve DITADURA.
6) Não sei quanto Dilma exige de indenização. Sei que ser preso por uma DITADURA e torturado por uma DITADURA é um sofrimento que não tem preço. Considero R$ 5.000 pagos a Lula MUITO POUCO por uma injustiça clamorosa – ser preso por agir sindicalmente contra a ditadura (lembro que dirigir um sindicato é trabalho, sim). Lula não era pelego, pelegos não foram presos pela DITADURA.
7) Não sei quem é o menino do MEP. Nem sei o que é MEP – algum orfanato?
8) Se Lula comia pizza na prisão, ele era muito modesto – pizza é comida barata. Você deve saber que Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, ex-presidente e avalizador da candidatura Serra, falou em CAVIAR DO EXÍLIO. Alguns exilados passaram fome. Fernando Henrique e José Serra, com certeza, não e até comeram CAVIAR.
9) Serra nunca pegou em armas porque optou por isso. Outros pegaram em armas porque optaram por isso. Nenhuma opção é mais nobre que a outra. Quem pegou em armas não lutava contra “irmãos brasileiros”, lutava contra DITADORES SANGUINÁRIOS. Ditadores sanguinários não são irmãos de gente decente.
10) Considero o gesto de Serra ao não pedir indenização um direito dele, considero o gesto de Dilma de pedir indenização um direito dela. Como houve uma série de crimes da ditadura (prisões arbitrárias, torturas, assassinatos), considero justo pedir indenização e quem não quiser ficar com o dinheiro A QUE FAZ JUS pode doar a importância recebida para instituições confiáveis.
Renovo meus agradecimentos por vc me mandar a mensagem. É muito importante que pessoas que pensam e votam de maneiras diferentes dialoguem entre si e não dependam de rumores infundados e destituídos de sentido.

Cordialmente:
Eli Clemente

PS – Não costumo responder a esse tipo de mensagem, muitas vezes nem as abro. A gravidade de seu teor me levou à presente resposta.

Nasci em Natal (1950). Vivo em São Paulo desde 1970. Estudei História e Artes Visuais. Escrevo sobre História (Imprensa, Artes Visuais, Cinema Literatura, Ensino). Traduzo poemas e letras de canções (do inglês e do francês). Publiquei lvros pelas editoras Brasiliense, Marco Zero, Papirus, Paz e Terra, Perspectiva, EDUFRN e EDUFRJ. Canto música popular. Nado e malho [ Ver todos os artigos ]

Comentários

There is 1 comment for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − dez =

ao topo