Assista de graça um concerto nesta sexta que vai do período colonial ao armorial brasileiro

O Octo Voci começa a temporada de concertos nesta sexta-feira com a apresentação do concerto “Sacro Brasil”, às 20h, no auditório da Escola de Música da UFRN. A noite vai do período colonial brasileiro ao armorial de Danilo Guanais. A entrada é gratuita.

O concerto “Sacro Brasil” é um espetáculo que tem como fio condutor a execução de duas obras brasileiras de períodos bem distintos da música erudita. A primeira é “10 motetos para a Semana Santa” do compositor Pe. José Maurício Nunes Garcia e a segunda é a peça armorial “Glória – para voz e piano” de Danilo Guanais. O direção artística é do maestro Erickinson Bezerra, professor da UFRN e assistente de regência da Sinfônica da UFRN.

O espetáculo tem início com a declamação de uma parte da peça teatral “O Poeta e a Inquisição” de José Gonçalves de Magalhães realizada pelo ator Tházio Menezes. Após, temos a execução do primeiro moteto da obra colonial do Padre José Maurício Nunes. Deste modo, a iluminação será modificada de acordo com cada momento do concerto para que o público compreenda o sentido da obra, bem como acompanhe a licença poética trazida por meio da inserção da peça teatral. Assim, nesta primeira parte, a música será executada acapela e, a cada execução de um dos motetos, os intervalos terão a liga realizada por meio dos poemas teatrais.

O segundo momento é a execução da obra armorial de Danilo Guanais com o acompanhamento da pianista Igaral Cabral. O “Glória” foi composto em 2001 para o Madrigal da UFRN. De 2005 para cá, a peça nunca mais foi executada. O Glória tem as células rítmicas contagiantes do Nordeste, misturadas à escala popular nordestina e à liturgia do texto católico.

Thaise Matias, cantora e preparadora vocal do Octo Voci, explica que o roteiro do concerto foi pensado de forma a aproximar a música erudita brasileira ao público jovem. A cantora também ressalta que a intervenção poética busca que o texto litúrgico possa alcançar até mesmo aquele público que não tem fé na religião cristã. Segundo Thaise, a intenção é falar de sentimentos que possam estar em qualquer pessoa independente da escolha religiosa.

Octo Voci
O Octo Voci é um grupo vocal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com 13 anos de atuação. Apesar do nome, hoje é formado por cinco cantores e cinco cantoras e está sob a direção artística do maestro Erickinson Bezerra. Promove concertos eruditos e, ao mesmo tempo, abraça o projeto de realização de shows de música popular. Tem como objetivo difundir um repertório de qualidade por meio da música vocal. Por causa desta junção de vozes mistas, o Octo Voci consegue obter sonoridades elaboradas e requintadas. Possui como diferencial a versatilidade técnica de execução de repertório erudito e popular.

O Octo Voci estreou em junho de 2003 executando a trilha sonora da peça de teatro “O Santo Inquérito”. No ano de 2004, orientado pelo regente da Orquestra Sinfônica da UFRN, André Muniz, apresentou o primeiro concerto junto à Orquestra de Câmara da Escola de Música da UFRN.

No ano de 2006, participou como grupo convidado do Nordest Cantat, principal encontro de corais e grupos vocais do Nordeste. Além disso, gravou a trilha sonora do documentário “Com quantas ave marias se faz uma santa?”, patrocinado pelo Banco do Nordeste Brasileiro (BNB). Em 2007, realizou o concerto de abertura da temporada com a execução de Missa em Sol de Casali e Te Deum de Charpentier.

Para comemorar os cinco anos do grupo, foi montado o show “Vestindo Beatles” no ano de 2008 e 2009. Para não ser apenas um “cover” da banda inglesa, o Octo Voci trouxe elementos novos como a junção das oito vozes com uma banda composta por cinco instrumentistas. Teve na época recorde de público pagante da história da Escola de Música da UFRN.

Foi a único grupo musical do Rio Grande do Norte a realizar show a convite do Centro Cultural do Banco do Brasil/RJ. Deste modo, fez a montagem do”Vestindo Beatles” no “Brasil Vocal”, maior evento de grupos vocais do país no ano de 2012.

Realizou em 2015 o concerto de abertura “No peito de milhões há de pulsar” em comemoração ao período da páscoa. Participou do projeto “Sesc Partituras-RN” com o lançamento da obra Membra Jesu Nostri do compositor armorial Danilo Guanais. Fez concerto no Teatro Riachuelo em conjunto com o Coral do Senado e a Orquestra Sinfônica da UFRN.

O ano de 2016 começou com o convite do programa do “Faustão” da Rede Globo para audição do quadro “Acapella” por meio da indicação do CCBB-RJ. Bem como, em janeiro, foi lançado o primeiro videoclipe dentro do projeto de canal “Octo Voci” no Youtube.

Serviço:
Octo Voci apresenta concerto “Sacro Brasil”
Data: 13 de maio
Horário: 20h
Local: Auditório da Escola de Música da UFRN
Entrada Gratuita
Distribuição do ingresso uma hora an

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP