“Avatar” é favorito para o Sindicato dos Diretores

“O  Sindicato dos Diretores da América (DGA, na sigla em inglês) divulgou a lista dos indicados para o seu prêmio anual de melhor diretor de cinema, com James Cameron (de “Avatar” – foto) enfrentando a ex-mulher Kathryn Bigelow (de “Guerra ao Terror”). Jason Reitman (“Amor Sem Escalas”), Lee Daniels (“Preciosa”) e Quentin Tarantino (“Bastardos Inglórios”) completam a lista de cinco indicados do DGA.

A premiação, que representa diretores de cinema e da TV, é considerada um importante indicador dos filmes que irão disputar o Oscar, principal honraria de Hollywood. Desde que a entidade começou a entregar seu prêmio, em 1948, em apenas seis ocasiões o ganhador não faturou também o Oscar de melhor direção, e muitas vezes também o de melhor filme.

Neste ano a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que concede o Oscar, indicará pela primeira vez dez títulos na categoria de melhor filme, em vez dos tradicionais cinco, de modo que o prêmio da DGA pode ter um papel ainda maior para os observadores na hora de afinar a lista de favoritos.

“Amor Sem Escalas”, conto sobre a meia-idade, “Preciosa”, um drama sombrio, e “Guerra ao Terror”, de temática bélica, já apareceram com destaque nos primeiros prêmios da temporada. “Bastardos Inglórios”, fantasia ambientada na Segunda Guerra Mundial, também teve ótima repercussão.”

ao topo