Bairro Cidade da Esperança ganha livro para celebrar cinquentenário

Um dos bairros mais tradicionais de Natal é destaque nas 130 páginas do livro “Cidade da Esperança – 50 anos de história do bairro”, a ser lançado no próximo dia 20 (sexta-feira), às 20h, na Paróquia Nossa Senhora da Esperança.

A minuciosa coleta de dados foi conduzida pelos jornalistas Paulo Laguardia, Adriana Amorim, e pela escritora e poeta Rizolete Fernandes.

O trabalho resultou em uma viagem histórica desde a década de 60 até os dias atuais.

A obra é uma realização do Sistema Fecomércio RN/Sesc, que coordenou o processo de pesquisa e a confecção dos seus 700 exemplares.

Rizolete Fernandes
Escritora e poeta Rizolete Fernandes é uma das envolvidas no projeto de biografar bairro da Cidade da Esperança, junto com os jornalistas Paulo Laguardia, Adriana Amorim

O presidente da entidade, Marcelo Fernandes Queiroz, um dos responsáveis pelo apoio à obra literária, comenta sua vivência na Cidade da Esperança.

“Neste bairro simpático e acolhedor – hoje um dos maiores e mais populosos de Natal – eu vendi picolé e ovos na feira. Foi lá, também, que despertei para a responsabilidade de gerar uma renda, com a qual pudesse ajudar meus pais. Enfim, foi neste bairro que surgiram todas as minhas esperanças, meus sonhos, meus planos. Sempre achei muito inspirador o seu nome: Esperança. Foi lá que eu aprendi a tê-la. E a tenho até hoje. Se a história de vida que eu escrevi me credencia a me apresentar atualmente como um vencedor, devo muito a tudo o que vivi, aprendi e construí na Cidade da Esperança”.

Uma das curiosidades trazidas no livro é a escolha pelo nome do bairro, que entre outras possibilidades, prevaleceu a alusão à Nossa Senhora da Esperança, cuja imagem foi trazida de Portugal.

O leitor também encontrará relatos sobre a religiosidade, infraestrutura, serviços e equipamentos urbanos, figuras pitorescas.

Além da riqueza histórica, o livro é ilustrado com fotos antigas e atuais que ilustram a dinâmica deste que foi o primeiro conjunto habitacional construído na cidade do Natal.

“O livro é mais uma ação de valorização cultural promovida pelo Sistema Fecomércio, com realização Sesc RN. Inclusive, essas ações são sistemáticas, por entendermos a importância da nossa contribuição nesse resgate histórico e do repasse para as futuras gerações”, destacou a Diretora Regional do Sesc RN, Jeane Amaral.

Serviço:

Lançamento do livro “Cidade da Esperança – 50 anos de história do bairro”

Dia 20/05 (sexta-feira), às 20h.

Local: Paróquia Nossa Senhora da Esperança. Rua Adolfo Gordo, s/n. Praça da Matriz. Cidade da Esperança.

Acredito que música, literatura e esporte são ansiolíticos dos mais eficazes; que está na ralé, nos esquisitos e incompletos a faceta mais interessante da humanidade. [ Ver todos os artigos ]

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP