Bate-papo nesta quinta na Nobel sobre os 8 anos do Substantivo Plural

Nesta quinta-feira, 30, a partir das 19 horas, na Livraria Nobel (Av. Salgado Filho, próximo ao Midway), o escritor Thiago Gonzaga conduz um bate papo com pluralistas sobre os oito anos do blog Substantivo Plural, completados em junho último. Uma boa oportunidade para repassar a história de resistência cultural do blog, que se tornou ainda mais relevante com as derrocadas, entre outras, do jornal Brouhaha, da Funcarte, e da revista Preá, da Fundação José Augusto, ambos voltados à cultura.

Esperamos vocês lá.

Comments

There are 10 comments for this article
  1. João da Mata 29 de Julho de 2015 16:17

    Aniversário de oito Anos do blog substantivoplural (SP)

    Caros Colegas pluralistas,

    Entre trancos e barrancos chegamos aos oito anos do blog substantivoplural. Melhoramos muito ao longo desse tempo. O SP ganhou mais colunistas, com a participação efetiva de poucos. A nova cara ganhou mais visibilidade , ao mesmo tempo que ficou mais pesada a página para carregar e diminui drasticamente a interatividade. A agenda sempre atualizada pelo jornalista Sérgio Villar melhorou bastante. Participo desse blog desde o seu início e fico feliz dele ainda está vivo, um espaço coletivo único de discussão, troca de informação e formação de leitores.

    O blog Substantivo Plural, idealizado pelo veterano jornalista Tácito Costa, foi criado em 2007 e se transformou em um dos principais fóruns de debates, informações, divulgação científica, efemérides e discussões sobre temas atuais e variados, com ênfase no cultural.

    Já em 2008 o blog SP ganhava o Prêmio Rubens Lemos, na categoria Jornalismo Digital, da Fundação José Augusto. Desde aquele espaço laranja até hoje muitas melhorias ( outras nem tanto) e incrementos que facilitaram e diminuiram a interação com o leitor, personagem e razão principal desse democrático espaço substantivo.

    Espaço feito pelo homem e suas contradições. Alguns debates interessantes e outros medíocres. Discussões houveram muitas vezes sem propósitos levando ao afastamento de leitores e colaboradores. Uma aventura a que me entrego cotidianamente não sabendo até onde e como estamos sendo lidos e interpretados. A maioria dos colaboradores atestam a pouca interação com o novo formato. Falamos da nossa realidade em um tempo de profundas mudanças e transformações. Tenho certeza da grandiosidade do propósito sem saber mesmo qual será o final.

    Parabéns a Tácito e Ségio e todos os Pluralistas

    Atenciosamente

    João da Mata

  2. Lívio Oliveira 29 de Julho de 2015 22:15

    Falar sobre o SPlural é falar de emoção. Vivenciei muitas experiências e montanhas emocionais aqui. Altos e baixos. Levei pancada. Bati. Diverti-me. Fiquei puto. Aprendi. Comovi-me. E escrevi feito um louco, como se sempre estivesse com as últimas gotas de tinta misturadas ao meu sangue. E elas, as gotas, e ele, o meu sangue, fossem se esgotar. Só que estamos aqui, quase todos, quase intactos. Quase uma década, uma geração. Uns foram. Uns ficaram. E o Substantivo Plural se transformou, como o mundo se transformou também e fortemente nesses oito anos.

    O que virá? Não sabemos. E saber de tudo serve mesmo pra quê?! Basta saber o que sei aqui.

    Abraços a Tácito, Serginho e aos pluralistas todos, os vivos e os vivos.

  3. Oreny Junior 30 de Julho de 2015 9:16

    Parabéns, Substantivo Plural!
    Sítio este de interação, divulgação, bate papos da cultura potiguar, off sites, num alto grau de utilidades entre leitores, colunistas, numa gama de vaidades, poetas, escritores, enfim, fugindo dos folhetins partidários. Substantivo Plural, sorrio, assim!
    Grato pelo espaço, longevidade!
    Oreny Junior

  4. Tácito Costa
    Tácito Costa 30 de Julho de 2015 10:05

    Amigo, viu meu e-mail respondendo ao envio do seu poema? Disse que envie os poemas para meu e-mail que posto. abs

  5. Ednar Andrade
    Ednar Andrade 30 de Julho de 2015 12:39

    Parabéns ao SP , ao nosso querido capitão Tácito Costa. Parabéns a todos os lindos que fazem esta porta não ter chave, e assim feito coração de mãe tem dado a oportunidade a todos quantos se acheguem a este espaço singular…… Como diria o grande Anchieta Rolim: certamente será uma noite MASSA!!

    Parabenizando também a iniciativa do Bate-Papo, achei a ideia maravilhosa e penso que seria muito importante termos, ao menos, uma vez ao mês um encontro na Nobel para darmos abraços e sorrisos na cultura e nos amigos,claro* Abraço a todos……………. Com muita saudade no coração meu bobo *Beijos ,poesia e toda paz….. Até lá……..

  6. François Silvestre 30 de Julho de 2015 12:43

    Se o Poeta Lívio Oliveira permitir desejo repetir os seus dizeres! Parabéns a todos…

  7. Danclads Andrade
    Danclads Andrade 30 de Julho de 2015 13:35

    Parabenizo o SP pelos 8 anos de difusão da cultura do RN. O SP, como diz Ednar, é nossa casa, onde nos aconchegamos para ler, aprender e refletir.

    Como disse Lívio, por aqui passaram tantos… Tantos se foram, outros ficaram, mas todos marcaram sua presença aqui nesta casa. E é neste espaço plural que se desenvolveram e se desenvolvem debates acerca da cultura. Debates estes muitas vezes acalorado (e este “calor” tem feito falta), afinal este é um “Espaço feito pelo homem e suas contradições”, como asseverou Da Mata. Mas é de contradições, de debates, de ideias que se enriquece a cultura de um povo.

    Tácito, em seu comentário, Ednar falou que seria interessante um encontro mensal dos pluralistas, para aquecer, acalorar a chama das nossas discussões, deixando sempre um saldo de boas experiências e aprendizado.

    Parabéns a todos, os que estão presentes e os que estão ausentes. Que esta porta jamais se feche. Em todos, abraço.

  8. Danclads Andrade
    Danclads Andrade 30 de Julho de 2015 13:38

    Uma pergunta não quer calar: por onde anda Anchieta Rolim?

  9. Lívio Oliveira 30 de Julho de 2015 13:45

    Honra minha, caríssimo François. Claro.

  10. Anchieta Rolim 30 de Julho de 2015 15:01

    Que vai ser uma noite muito massa, isso vai! Em breve retornarei. Um abraço para todos que fazem o SP. Inté…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP