Candidatáveis e idade

Sarney propõe que ex-presidentes não se candidatem a mais nada. Será receio de que Lula tente e consiga?

Acho que seria legal os ex se candidatarem conjuntamente. Apresentariam balanços de seus governos e novas propostas para superarem problemas que eles mesmos criaram e/ou não conseguiram superar. Quintiliano babaria de inveja diante dos torneios retóricos, não é?

Uma leitora da FSP, neste 1º de janeiro, propõe que políticos maiores de 70 anos entrem em aposentadoria compulsória, como funcionários públicos. Quer dizer que podemos louvar a lucidez de Dona Canô e de Oscar Niemeyer mas proibir outros velhos  de trabalharem ou exercerem cidadania?

Discordo muito disso. Aposentadoria compulsória para funcionários já é um pé no saco. Políticos, por incrível que pareça, não são propriamente funcionários públicos. São cidadãos exercendo TEMPORARIAMENTE função remunerada. Aquela proibição significaria grave cerceamento da cidadania de velhos e velhas.

Sim, algumas sociedades matavam os velhos e velhas porque os consideravam improdutivos (tem um filme japonês sobre o tema, acho que é Balada de Narayama). A industrialização inventou remédios (inclusive viagra e congêneres) e alimentos que, para quem pode pagar, garantem vida mais longa e muito prazer. Agora, aguentem as consequências. E tratem de ampliar a renda para mais velhos poderem comer e se medicar decentemente.

Nasci em Natal (1950). Vivo em São Paulo desde 1970. Estudei História e Artes Visuais. Escrevo sobre História (Imprensa, Artes Visuais, Cinema Literatura, Ensino). Traduzo poemas e letras de canções (do inglês e do francês). Publiquei lvros pelas editoras Brasiliense, Marco Zero, Papirus, Paz e Terra, Perspectiva, EDUFRN e EDUFRJ. Canto música popular. Nado e malho [ Ver todos os artigos ]

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo