Canindé Soares expõe Natal hoje nos EUA; o blog conversou com ele

O trabalho de Canindé Soares é reconhecido e prestigiado entre os potiguares. Mas o antigo entregador de fotografias de um estúdio antigo de Natal expõe hoje seu trabalho – e o melhor: imagens da sua Natal – nos Estados Unidos. O blog conversou rapidamente com o figura para saber mais a respeito:

São quantos anos de carreira? Qual o primeiro trabalho relevante?
Comecei no finalzinho dos anos 70. Meu primeiro contato com a fotografia foi entregando fotografias para o Stúdio Blow UP, localizado na época à rua Ulisses Caldas, Cidade Alta, de propriedade de Fred Galvão, Lauro Maranhão e Rildécio Medeiros. Eles fotografavam as colações de grau da UFRN e precisavam de pessoas para entregar as fotos ainda em preto e branco, naquele tempo, por volta de 1977.

E quando começou a fotografar?
Foram mais ou menos uma década buscando encontrar um caminho para o que faço hoje. Uma década fazendo um trabalho muito simplório na periferia, fazendo aniversários, batizados e casamento de pessoas humildes; um período muito sofrível e de produção nada relevante.

E hoje você expõe seu trabalho nos EUA. Como surgiu o convite para esta exposição?

Os responsáveis pela organização da exposição entraram em contado com a Secretaria de Comunicação do Governo do RN solicitando a indicação de um fotógrafo. O secretário Paulo Araújo me fez o convite.

As fotos foram tiradas especialmente para esta exposição ou você já tinha e selecionou as mais representativas?
Eles me pediram fotos que mostrassem as belezas e características de Natal e eu já tinha no meu arquivo.

Pescador_4628

Quais imagens de Natal selecionadas e por que elas?
São oito fotos que achei melhor representaria Natal em todos seus aspectos, mostrando nossa diversidade no que diz respeito às nossa belezas naturais, culturais, regionais, etc.

Qual a imagem preferida?
Nossa Cidade dispõe de uma temática muito variada e rica para fotografia. E tenho fotografado muito tudo isso. Para tirar oito fotografias de toda essa produção é escolher o melhor do melhor. Dessa forma escolhi as fotos que mais gosto. Não tem uma especial. Todas me agradam muito.

Estarão expostas em qual espaço?
O nome da esposição é “12 Stadiums │12 Cities: Brazil 2014 World Soccer Destination”, que estará aberta ao público multi nacional de Miami, na Galeria Fewell, do Museu de Coral Gables, de hoje a 14 de setembro. A promotora da exposição é Adriana Riquet Sabino, presidente do Centro Cultural Brasil-USA da Florida (CCBU)

A exposição das suas fotos estará junta às das outras 11 sedes ao mesmo tempo ou será um período de exposição para cada cidade-sede?
Ao mesmo tempo para todos os fotógrafos e no mesmo local. E participar de uma exposição desse nível num espaço internacional e apropriado para esse fim é de grande importância para relevância do trabalho para qualquer profissional.

É sua primeira exposição internacional?
Já fiz outra exposição internacional mostrando Natal em oito cidades da Itália. Foram muitos trabalhos importantes na minha trajetória profissional, mas os que acho mais importantes foram o lançamento dos meus três livros.

Você vai estar presente em algum dia da exposição? Recebeu passagens e logística para a viagem?
Recebi convite para estar presente na abertura. Mas não tenho visto e não procurei tirar em tempo hábil.

Acredito que música, literatura e esporte são ansiolíticos dos mais eficazes; que está na ralé, nos esquisitos e incompletos a faceta mais interessante da humanidade. [ Ver todos os artigos ]

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP