Cannes divulga lista do Palma de Ouro 2010

“Foram anunciados, nesta quinta-feira, os 16 filmes que competirão à Palma de Ouro na 63ª edição do Festival de Cinema de Cannes, na França. Entre os concorrentes, estão longas do inglês Mike Leigh (“Another year”), “Biutiful”, do mexicano Alejandro González Iñarritu, e “Outrage”, do japonês Takeshi Kitano. O festival acontecerá entre 12 e 23 de maio.

Completam a lista de indicados os filmes “Copie conforme”, de Abbas Kiarostami; “Des hommes et des dieux”, de Xavier Beauvois; “Utomlyonnye solntsem 2”, de Nikita Mikhalkov; “You. My joy”, de Sergei Loznitsa; “Un homme qui crie”, de Mahmat-Saleh Haorun; “Housemaid”, de IM Sangsoo; “Poetry”, de Lee Chang-Dong; “Fair Game”, de Doug Liman; “Tournée”, de Mathieu Amalric; “La nostra vita”, de Daniele Luchetti; “La princesse de Montpensier”, de Bertrand Tavernier; “Loong Boonemee Raleuk Chaat”, de Apichatpong Weerasethakul; e “Hors la loi”, de Rachid Bouchareb.

Na concorrida abertura do festival, será exibida a versão de ridley Scott para “Robin Hood”, estrelada por Russel Crowe. Fora de competição, um dos destaques será a exibição do novo filme de Woody Allen, “You will meet a tall dark stranger”, que tem no elenco Naomi Watts, Antonio Banderas, Anthony Hopkins, Josh Brolin e Freida Pinto. “Wall Street – Money never sleeps”, do polemista Oliver Stone, e “Tamara Drewe”, de Stephen Frears, também ganharão sessões especiais.

O diretor americano Tim Burton preside o júri desta edição do festival, que também é composto pelo ator Benicio Del Toro, a atriz inglesa Kate Beckinsale, o cineasta espanhol Victor Erice, a atriz italiana Giovanna Mezzogiorno, Alberto Barbera, diretor do Museu Nacional do Cinema Italiano, o escritor e diretor francês Emmanuel Carrère e o diretor indiano Shekhar Kapur. O cineasta brasileiro Cacá Diegues também estará em Cannes, como jurado da competição de curtas-metragens e do prêmio da Cinefondation”. (O Globo)

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo