Cantoras do Rádio

A todas as cantoras do rádio minha homenagem nesse dia que assume a forma de uma canção.

Muito obrigado Chiquinha Gonzaga, Dalva, Elizeth, Maysa (foto), Elis, Fafá, Nora Ney, Marisas, Nara leão, Maria Rita, Terezinha de Jesus, Kristal, Valéria Oliveira , Roberta Sá, Odete Amaral, Emilinha Borba, Angela Maria, Daúde, Billy Halliday, Ella e todas as cantoras que fazem a vida ser mais bela e vivida.

Nós somos as cantoras do rádio
levamos a vida a cantar
De noite embalamos teu sono
de manhã nós vamos te acordar
Nós somos as cantoras do rádio
nossas canções
cruzando o espaço azul
Vão reunindo num grande abraço
corações de Norte a Sul

João de Barros (Braguinha), A. Ribeiro e Lamartine Babo,

Uma canção de 1936. Estava nascendo a rádio Nacional que ia unir o Brasil de Norte-a-Sul. Um grande show com as cantoras do Rádio, desaguando no filme estrelado pelas grandes cantoras Carmélia Alves, Carminha Mascarenhas, Ellen de Lima e Violeta Cavalcante , gravado em 2005 no teatro Rival- RJ.

Um show para homenagear as grandes divas da MPB. Carmen Miranda, Aurora Miranda, Aracy de Almeida, Dalva de Oliveira, Dolores Duran, Elizeth Cardoso, Linda Batista, Dircinha Batista, Isaura Garcia e Nora Ney.

Um bom filme, principalmente para aqueles que não conhecem a grande música popular Brasileira e suas eternas cantoras. Cantoras que viveram a grande época de ouro da MPB e conviveram com as grandes divas.
O quarteto das cantoras que protagonizam o filme dão depoimentos sobre as outras cantoras e lembram da Rádio nacional, dos shows no Copacabana Palace, grandes templos para a MPB. Elas cantam ainda com grande alegria os grandes clássicos da nossa música.

No final do filme é emocionante ver os grandes cantores e compositores Miltinho e Tito Madi, cantando. Aparece a legenda com as datas de nascimento e morte de todas as cantoras apresentadas. De todas, menos uma, para o meu mais veemente protesto. Ademilde Fonseca aparece ao final cantando um lindo chorinho de Waldir Azevedo e não são dados os créditos. A nossa grande cantora norte-riograndense aparece un passant sem nenhum comentário das outras cantoras/ atrizes do filme.

Saibam elas e saiba o Brasil que Ademilde Fonseca foi uma das nossas maiores cantoras. Foi e é a maior cantora de chorinhos do Brasil. Merecia um maior destaque no filme.

Aparece também no filme os biógrafos e estudiosos da MPB, Ricardo Cravo Albim e Faour. Mais uma razão para não esquecer Ademilde. São fracos a maioria dos depoimentos sobre algumas cantoras. Depoimentos prosaicos das Cantoras do Rádio (filme): Conheci, convivi com, uma grande cantora, etc

Físico, poeta e professor [ Ver todos os artigos ]

Go to TOP