Carnaparrachos. Estou fazendo a minha parte!

Por Carlos Alberto Barbosa
http://blogdobarbosa.jor.br/

A conscientização ambiental faz parte da cultura de cada pessoa. Eu estou fazendo a minha parte quando questiono o fato de alguns quererem realizar um carnaval fora de época nas piscinas naturais de Pirangi, denominada de Parrachos, localizadas no litoral sul do Rio Grande do Norte.

Não sou contra a realização de carnaval fora de época. Aliás é o que mais tem por estas bandas de Poti. O que sou contra é se realizar um evento desse num santuário ecológico, numa área de preservação, sem levar em consideração que o barulho e a quantidade de pessoas que alí poderão estar prejudicam a fauna e a flora. Ou seja: existem peixes, corais e a água ainda é limpa no local. Tudo isso poderá ser afetado com um evento que pode reunir centenas de pessoas num espaço reduzido. Acho isso uma falta de consciência.

Alguns poderão dizer que sou metido a ecologista, que sou radical ou até mesmo despeitado por não ter uma lancha. Um sem-lancha, digamos assim, para ir até os Parrachos e participar do tal carnaval, o Carnaparrachos. Não se trata logicamente disso, claro. Estou aqui defendendo a preservação de um local que é um dos principais pontos turísticos e cartão postal do Rio Grande do Norte. Daí a necessidade de se ter todo cuidado com a área.

Dizer que um carnaval em piscinas naturais não prejudica o meio ambiente é balela. Prejudica sim, e muito. O barulho, a quantidade de urina que vai ficar concentrada num mesmo local, mesmo sabendo que a água alí é corrente, mas durante 1 hora que se passar alí já é o suficiente para contaminar a área, sem falar na quantidade de lixo que pode ser acumulada eventualmente.

Então, repito: A conscientização ambiental é uma questão cultural. Faça a sua parte.

ao topo