Casarão de Poesia destaca semana para mulheres em Currais Novos

Um dos principais pontos culturais do interior potiguar reúne cinema, música, poesia e roda de discussão em quatro dias de atividades focadas na arte feita para e por mulheres; oitava edição do evento no Seridó Potiguar começa amanhã (08).

O Casarão de Poesia de Currais Novos preparou um grande evento para uma dupla comemoração: o Dia Internacional da Mulher e o Dia da Poesia ganharão uma série de atividades, de oficinas a shows musicais, a partir desta quarta-feira (08), até o próximo sábado (11).

*Conheça o bonito projeto social da instituição voltado para adolescentes que cumprem medida socioeducativa.

Com a participação de artistas da cidade seridoense e de Natal, o combo cultural que agita a região preparou uma agenda focada na arte feita por e para mulheres. Será a oitava vez que o Casarão organiza a festa da poesia, cujo dia oficial é 14 próximo.

Iara Carvalho
Colaboradora deste Substantivo Plural, poeta Iara Carvalho é uma das organizadoras do evento e administradoras do Casarão de Poesia

Participação dos jovens

Uma das organizadoras do evento, a colaboradora deste Substantivo Plural Iara Carvalho, diz que “O evento em si começou em 2007, teve alguns anos em que não aconteceu, mas o grupo atua desde 2006. Ao longo dos oito anos, tivemos participações de escolas, artistas e comunidade em geral, sempre focalizando literatura currais-novense e potiguar”.

Ela também ressalta a movimentação na cidade, com boa repercussão entre os jovens. “[…] principalmente com relação às escolas, porque sempre estamos fazendo um trabalho de incentivo à leitura direcionado a esse público. Na época do evento, geralmente oferecemos oficinas de produção. Além disso, proporcionamos o contato com artistas de outros locais, sejam escritores ou músicos. Fizemos, em duas ocasiões, cortejos poéticos pela cidade e interações na feira local, contou com participação bem ativa do público estudantil”.

Programação

O evento inicia amanhã (08) na Casa de Cultura com uma sessão de cinema, com o filme Frida (2003), dirigido por Julie Taymor, seguida por um bate papo entre os presentes.

Na quinta-feira (09), palestra com a poeta, professora e pesquisadora Diva Cunha, ocupante da cadeira Nº 30 da Academia Norte-rio-grandense de Letras, a partir das 19h, no auditório do campus da UFRN em Currais Novos.

No mesmo dia, será lançado o fanzine FeMinas.

Já a sexta-feira (10) trará a oficina de poesia com a colaboradora deste Substantivo Plural e uma das organizadoras do evento, Iara Carvalho, na própria sede do Casarão, a partir das 18h30.

O sábado (11) reserva o talkshow O Feminino e o Feminismo nas Artes, com Luma Carvalho, Iara Carvalho, Carminha Medeiros e Kath Gabriele, no Espaço Avoante, a partir das 19h30.

A noite de encerramento ainda tem o show com Paula Érica e Wescley J. Gama, cujo CD Campos Grandes Reunidos foi comentado pela poeta Carmen Vasconcelos.

Casarão da poesia em Currais Novos
Tudo pronto para a 8ª edição do evento do Casarão de Poesia

Dia da poesia 2017 homenageia a literatura feminina

Loca: Casarão de Poesia, Currais Novos (RN)

Data: de 08 a 11 de marco (quarta a sábado)

Entrada gratuita

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP