Caso Battisti: decisão polêmica

Acompanho desde o início as discussões sobre o julgamento pelo STF do italiano Cesare Battisti. Li artigos pró e contra a deportação. Hoje mesmo publiquei três aqui, todos com nuances diferentes sobre a questão. Nesse momento, inclino-me pela deportação. Mas, não queria estar na pele de quem vai decidir isso.

Qualquer que seja a decisão, gerará polêmica porque o debate se politizou completamente, com a esquerda defendendo uma coisa e a direita outra. Mesmo as análises mais equilibradas, que nos ajudariam a formar uma opinião abalizada, são divergentes e provocam dúvidas.

Alguns articulistas dizem que há pontos obscuros e discutíveis (delações etc) no processo, o que só dificulta uma tomada de posição equilibrada e justa de nossa parte, que não somos especialistas no assunto e acompanhamos de longe.

Lembro que a Itália, como o Brasil, é uma democracia. Vigora um estado de direito hoje e na época dos acontecimentos que incriminam Battisti. Então, não cabe comparação com o caso Olga Benário, é forçar a barra levar a discussão para esse lado.

Repito, é delicada a decisão. Um tremendo abacaxi. Mas seja ela qual for, não será o fim do mundo. A justiça da Itália não deve ser melhor e nem pior do que a do Brasil (bem, pior não é possível!). Em caso de deportação, cabe a ela e não ao Brasil a responsabilidade pelo futuro de Battisti.

Go to TOP