Celebração em homenagem ao LOSAR

Professora Sandra Erickson e alunos da pós-graduação em Letras

Enviado por e-mail pelo poeta Márcio Dantas:

Organizado pela Profa. Sandra Erickson, do Departamento de Letras Modernas da UFRN, realizou-se ontem, dia 10, no pátio do CCHLA (Azulão), uma celebração em homenagem ao LOSAR — Ano Novo no Tibete, a estação na qual os pastores e camponeses do planalto do país das Neves celebram a colheita da cevada, como nós celebramos o S. João.

Foi hasteada a bandeira da nacionalidade tibetana, com sua harmonia de cores primárias: vermelho, amarelo e azul, bem como expostas, num varal, bandeiras de oração, que permaneceram expondo suas fortes cores e mantras ao vento. Serviu-se chá de erva-cidreira e de capim santo com torradas.

Vários professores, alunos e transeuntes prestigiaram o pequeno evento, conversando acerca das tradições e da situação política do Tibete, país ocupado pela China, desde a invasão de 1950, impetrada pelos comunistas de Moo-Tse-Tung. Houve distribuição de material: bandeiras, rosários, kathas (écharpe de seda branca, simboliza a saudação de “seja bem-vindo”).

Rosângela e os professores Márcio Dantas e Socorro Oliveira

Comments

There are 2 comments for this article
  1. shannya 12 de Março de 2011 0:52

    Que bom, finalmente os acordes lapsóicos triunfaram aquém do centro horizontal da pirâmide alienda. Parabéns aos entusiastas da ideia.

  2. Nildécia 13 de Março de 2011 12:07

    Parabenizo o Departamento de Letras da UFRN pela iniciativa do evento, que oportunizou ao grupo um contato e conhecimento mais profundo sobre a comemoração mais importante do calendário lunar Tibetano. Agradecimento especial ao professor e poeta Márcio Dantas pela divulgação do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP