Cerveja Edwino homenageia imigrantes alemães
Existem muitas maneiras incríveis de se homenagear alguém. Desde presentes a poemas, canções, nomes de ruas, estrelas.
Em casos extremos, até mesmo dando o nome a meses do ano – o confrade sabia que julho e agosto foram respectivamente inseridos em nosso calendário em homenagem aos imperadores romanos Júlio César e César Augusto?
Mas acredito que estamos em comum acordo que uma das homenagens mais legais que um cervejeiro pode fazer a ou receber de alguém é um rótulo para chamar de seu.
Foi o que fizeram os sócios da Von Borstel com o patriarca da família.

Os pioneiros
Ao dia 7 de agosto de 1953, chega ao município de Marechal Cândido Rondon, no Paraná, o casal pioneiro Edwino e Edith Anna Schmitz von Borstel.
Era o início da jornada desta família no estado. Ele e o irmão Rudi mantinham, além do primeiro posto de gasolina do município, uma vasta plantação de trigo.
Décadas depois, com a abertura da cervejaria pelos descendentes Marcus e Fernando von Borstel, decidiram que não bastava apenas o sobrenome da família na cervejaria, tampouco manter as tradições alemãs nas receitas.
Era preciso criar um rótulo que homenageasse o Pioneiro, com uma receita que suscitasse a sua atividade e dedicação à família, remetendo aos campos de trigo, surge a Edwino, uma autêntica Weizen alemã.

Representante da família
A receita inspirada no patriarca Von Borstel é uma clássica cerveja de trigo alemã: de coloração dourada, levemente turva, espuma persistente e intensa carbonatação.
No olfato, forte e adocicada presença de banana e tutti-frutti.
E no gole, além delas, cravo e frutado, com um amargor muito baixo e retrogosto condimentado.
Assim como a Pilsen St. Deutsch, a Edwino Hefe Weizen também utiliza a garrafa Artesanal 500, idealizada pela Owens Illinois (O-I) com tecnologia My Pour, que permite ao confrade total controle sobre a formação do colarinho.
Notas sobre a Edwino
Equilibrada, saborosa e de alta drinkability, a Edwino Hefe Weizen é uma homenagem não só ao Sr. Edwino, como também ao modo alemão de fazer cerveja, obedecendo a Lei de Pureza e entregando um produto brasileiro de alta qualidade. De onde o Pioneiro estiver, certamente ele está orgulhoso. Ein prosit!
Já conhece a Edwino Hefe Weizen? Ficou com vontade de conhecer, ou provou depois de ler nossa coluna? Tem dicas de lugares para encontrá-la, ou de alguma harmonização interessante? Não deixe de postar seu comentário neste nosso espaço de divulgação da cultura cervejeira.
E então, que cerveja é essa?
Nome: Edwino Hefe Weizen
Cervejaria: Von Borstel
País de origem: Brasil
Estilo: German Weizen
Álcool: 5% ABV
Harmonização: Vitela, saladas de folhas verdes, quiche de queijo.
Temperatura ideal: 5 – 7 °C
Copo: Weizen
Média de preço: R$ 20 – 25 (Garrafa de 500 ml)
Distribuidora: Adax Brasil Distribuição e Representação (www.facebook.com/adaxbrasil)
Onde encontrar: na Mestre-Cervejeiro (CCAB Petrópolis), Barbearia do Escocês (Espaço 1584, Candelária) e na Ein Bier, Bitte! (Instagram: @einbierbitte_).
Gostou dela? Recomendo Barco Thai Weiss com Gengibre, Therezópolis Elfenbein e Schneider Weisse TAP 1 Mein Blondes
Comentários