Cesárea Editora relança em e-book romance premiado de Fernando Monteiro

“A riqueza uterina de uma prosa como a de Fernando Monteiro é o melhor antídoto contra a pobreza lamurienta, masturbatória e solipsista, que se disfarça por aí de ficção” – André de Leones (escritor) para o Estadão (16 de maio de 2014)

Vencedor do Prêmio Bravo de Literatura de 1999, A cabeça no fundo do entulho é o segundo romance do escritor e cineasta pernambucano Fernando Monteiro. O livro é uma narrativa vertiginosa que passar por uma Roma que se desmancha em clichês de espionagem, pela visita do Prêmio Nobel Camilo Cela por uma Recife dos anos 1980 e por alguns dos principais fatos históricos do fim do século 20. É o cinema que manobra a prosa de Monteiro, mas para além dos clichês que essa associação em geral costuma levantar.

“A piscina vazia das ideias feitas sempre estará transbordando enquanto as pessoas acreditarem que dois-mais-dois são cinco. Muito se fala, mesmo, que ‘texto dinâmico, imagético’ e/ou ‘cheio de cortes’ seria ‘linguagem cinematográfica’ assimilada por um escritor. Ledo e Ivo e falecido engano. Ou melhor, um lugar-comum mental que não se lembra de que cinema não é só movimento, mas também a capacidade de enxergar o intervalo entre as árvores e uma forma de associar que não é as das palavras ligadas como num jardim de cimento. Então, a receita seria outra: para a escrita, engolir uma câmera submarina e um balão, um pensamento colhido num “close-up” e aquela maneira direta que o cinema tem de nos mostrar o fim de um caso, o crepúsculo de um romance, o adeus a uma ideia e uma piscina se enchendo de flores caídas do outono desenhado pela borra de café. Cinema entrou no meu sangue porque eu precisei de uma transfusão, com cinco anos, e o único doador compatível foi um americano caolho chamado John Ford. E ele via mais por esse único olho do que Methódio Guerreiro e Jorge Luis Borges”, observa Monteiro.

Esse é o segundo romance de Fernando Monteiro que a Cesárea Editora relança em e-book. O primeiro foi Aspades, Ets, Etc, lançado originalmente em Portugal em 1997, pela Editora Campo das Letras. Atualmente,Monteiro se dedica à poesia e às artes plásticas. Acredita que o romance, como gênero, está esgotado. É também colunista do Rascunho desde a sua fundação.

O livro estará disponível no site da Cesárea (www.cesarea.com.br) por R$ 8.

A seguir confira book trailer da obra e capa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo