Cia de Teatro abre inscrições para oficina sobre processos de criação artística

A S.E.M. Cia de Teatro abre inscrições para a Oficina “Do Conto à Cena”, que acontece nas tardes e noites da próxima semana (04 a 07 de janeiro).

A Oficina é de estudo do conceito e aplicação da Atuação, tem como objetivo compartilhar os processos de criação artística do ator José Neto Barbosa e da S.E.M. Cia de Teatro, suas crenças e as técnicas adotadas na pesquisa entre literatura e teatro no levantamento de cenas. É destinada para atores e iniciantes. A oficina será ministrada pelo próprio José Neto, com monitoria de Paulo Sergio Gurgel.

Serão abordados treinamentos para exercícios de consciência, alongamento e aquecimento corporal, para potencializar a imaginação, os sentimentos – buscando identificar e dar visibilidade às partes ocultas que formam o presente de cada experimentador junto aos fragmentos de narrativas que (os) constituem.

Fundamentos do teatro físico também serão vivenciados, abandonando a forma representativa e vivendo a Atuação. Na prática, do texto à elaboração de cenas – como busca dos catalisadores da criatividade cênica e seu entendimento além do mundo ficcional. Ingrid Dormien Koudela, Peter Brook, Yoshi Oida, Nicolas Bourriaud, Foucalt, Deleuze e outros pensadores de arte são bebidos em doses de conceito e prática da ação teatral, que também vai com jogos de proposição inicial de Viola Spolin à aplicação de treinamento de Viewpoints da Anne Bogart.

José Neto Barbosa é vencedor do Prêmio “Melhor Ator do Teatro Nacional” do Anual Cenym 2015, pela Academia de Artes no Teatro do Brasil, concorreu também na categoria “Melhor Monólogo” ao lado de artistas de reconhecimento como Ary Fontoura, Paulo Betti, João Falcão e Gregório Duvivier. Está há quase 15 anos na estrada artística, com experiências em teatro, arte educação, produção cultural e no campo audiovisual. Com mais de 40 trabalhos no currículo, entre TV (publicidades), cinema e teatro. Já faturou seis prêmios de Melhor Ator em festivais teatrais e de filmes. É fundador da S.E.M. Cia de Teatro (Sentimento, Estéticas e Movimento) – RN/PE, que circula pelo Brasil com o monólogo Borderline, visto por mais de 7.800 espectadores. Ministra oficinas de atuação pelo Brasil, as mais recentes foram em Natal (Teatro de Cultura Popular, Pinacoteca Potiguar, UFRN) e no Paraná (convidado pela Universidade Estadual para apresentação no 43º Festival Nacional de Teatro FENATA).

SERVIÇO:
Oficina de teatro “Do conto à Cena” da S.E.M. Cia de Teatro (Sentimento, Estética e Movimento)
Dias: 04 a 07 de janeiro de 2016
Horário: 14h às 17h e 19h às 22h (dois turnos por dia)
Local: Pinacoteca (Praça Sete de Setembro, s/n, Cidade Alta, Natal/RN)
Inscrições: semciadeteatro@gmail.com
Investimento: R$ 120,00
Contato/informações: 84 994669714 / 81 995998987

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo