Ciclo sobre Mídias e Democracia‏

Nesta terça-feira, 05, pela manhã (09:30 as 11:30) no auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas (setor I) haverá o debate do professor Antonino Condorelli e do professor Dr. Homero de Oliveira Costa

Na quinta-feira, 07, à tarde (15:30 as 17:30) no auditório do NEPSA (Setor V) será o debate com o professor Dr. Durval Muniz de Albuquerque Júnior e o professor Dr. Gilmar Santana

As mesas estão sendo coordenadas pela Doutoranda em Ciências Sociais – Sylvana Marques.

O DEBATE TEM O OBJETIVO DE PROMOVER a formação acadêmica e participante sobre temáticas que envolvem a democracia e os meios de comunicação, abordando sobre a atuação e produção das diferentes mídias. O evento conta com a presença de professores renomados nacionalmente e internacionalmente.

SOBRE DEBATE DOS PROFESSORES E VINCULAÇÃO INSTITUCIONAL:

Dr. DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JÚNIOR: UFRN-TITULAR

Expressivo nome nos estudos relacionados a cultura e identidade e autor do livro: “A invenção do Nordeste e outras artes”.

Pós Doutor pelas Universidade de Coimbra e Barcelona e doutor em História pela UNICAMP

Dialogará as mídias familiares e oligárquicas no Brasil e sobre o jornalismo no Brasil, chamando a atenção para os aspectos culturais, o poder e as representações midiáticas.

Dr. GILMAR SANTANA: UFRN – ADJUNTO

Doutor em Sociologia pela USP. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFRN (Campus Natal).

Fará uma análise sobre como a mídia e a ideologia se manifestam na cultura produzida atualmente, com vistas a iluminar a dinâmica social da realidade aonde estas se produzem.

Dr. HOMERO DE OLIVEIRA COSTA: UFRN /TITULAR

Doutor em Ciências Sociais/Política pela PUC-SP. Professor Titular do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN.

Abordará a relação entre as mídias, o poder, a política e suas implicações para um contexto democrático, além de pontuar aspectos relevantes das principais pesquisas que tem sido desenvolvida sobre a temática no campo da comunicação e das ciências sociais.
Ms. ANTONINO CONDORELLI: UFRN/ DECOM

Doutorando em Ciências Sociais pela UFRN. Graduado em Ciências da Comunicação pela Università degli Studi di Siena, Itália.

Debaterá sobre a fragilidade do sistema público brasileiro das comunicações e as mídias privadas de estrutura oligopólica que impedem grande parte da sociedade ao acesso à esfera pública. Diante dessa situação, movimentos da sociedade civil reivindicam a regulação econômica do setor, o que tem gerado uma oposição ferrenha dos oligopólios midiáticos que tentam associar a ideia de regulação à de censura. Abordará ainda de forma panorâmica as principais ideias e propostas que atravessam o debate público sobre a regulação do setor das comunicações, focando na diferença entre regulação e censura e o sentido da expressão democratização.

********

Ms.Sylvana Kelly Marques da Silva

Expert em Gestão e Estratégia de Marketing

Doutoranda em Ciências Sociais – UFRN

Professora Formadora do Mestrado em Educação Multidisciplinar – IESN

Membro da Comissão Editorial da Revista Científica Inter-Legere – PPGCS

@marques_sylvana

sylkellymarques@hotmail.com

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo