Cineasta italiano Franco Taviani dará palestra na UnB dia 27

O cineasta italiano Franco Taviani visitará a UnB no dia 27/08/2012 a convite da Comissão Comemorativa dos 50 Anos da UnB. Ele fará uma palestra no Auditório da Faculdade de Comunicação (ICC/Norte, Subsolo) às 10h30. Antes, às 9h00, será exibido seu filme Forse Dio è Malato (Maybe God is ill). Em sua palestra, o cineasta falará sobre sua experiência com o gênero cinematográfico ?docu-ficção?, apresentará seu novo projeto: um filme documentário a ser feito no Brasil sobre os imigrantes italianos; e responderá às indagações da platéia sobre o filme apresentado, bem como sobre outras questões a cerca do cinema.

Franco Brogi Taviani iniciou sua carreira artística e profissional como diretor assistente com seus irmãos Paolo e Vittorio Taviani. Entrou para o teatro em meados dos anos 60 do século passado, trabalhando primeiro como diretor e logo criou sua própria companhia, com a qual viajou pela Itália apresentando textos de Sartre, Pirandello e Brecht. Como produtor e diretor de documentários Franco Brogi Taviani tem mais de uma centena de filmes. Seus documentários sobre temas sociais e arte têm recebido muitos prêmios, inclusive o Leão de Ouro de Veneza, o primeiro prêmio do Festival de Salerno por duas vezes, o primeiro prêmio do Festival Internacional do Rio da Prata (Argentina), entre outros.

Em 2008 ele roteirizou e dirigiu o docu-filme Maybe God is ill (Forse Dio è Malato) sobre uma jornada à África como um continente devastado pela guerra, fome e AIDS; com o qual ganhou o X Festival de Direitos Humanos (DERHUMALC) em Buenos Aires ? Argentina. Em 2011 escreveu, dirigiu e produziu o docu-filme Italiani all?Opera (Os italianos na Argentina); convidado para o Festival de Cinema de Turim em 2011 e exibido pela RAI ? Televisão Educativa. Em 2012 ele roteirizou, dirigiu e produziu o filme Gli sconosciuti (We the strangers). Mais informações sobre o cineasta podem ser encontradas em currículo abaixo.

O Cineasta Franco Tavianni chegou ao Brasil no dia 13/08/2012 para uma temporada de cursos, palestras e pesquisas a cerca dos imigrantes italianos no Brasil ? tema de seu próximo filme. Antes de visitar a UnB, ele fará um worshop na ECA/USP que inclui realizar e analisar entrevistas com imigrantes italianos residentes em São Paulo. Algo semelhante será feito na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.

Palestra com Franco Taviani

Data: 27/08/12, 10h30, no Auditório da Faculdade de Comunicação da UnB. Campus Darcy Ribeiro, ICC/Norte, subsolo, Telefones de contato: (61) 3107- 6627 ou (61) 9211-8910

Exibição do filme de Franco Taviani Forse Dio è Malato (Maybe God is ill)

Data: 27/08/12, 9h00, no Auditório da Faculdade de Comunicação da UnB. Campus Darcy Ribeiro, ICC/Norte, subsolo, Telefones de contato: (61) 3107- 6627 ou (61) 9211-8910

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP