Cineclubistas lançam livro sobre refilmagens e originais no Mercado de Petrópolis

Pergunta sempre recorrente quando se trata de originais e refilmagens – ou diferentes versões cinematográficas de um livro – é: qual o melhor, o original ou a cópia? E mais: uma segunda versão pode ser considerada cópia?

Na tentativa de botar mais lenha na fogueira dessa discussão, juntando cinéfilos de diferentes gerações e formações, Nelson Marques e Gianfranco Marchi, da diretoria do Cineclube Natal, lançaram a empreitada de organizar a obra “Sessão Dupla: o original e a cópia. O remake, a sátira, a paródia”. O lançamento da versão digital do livro, editado pela Editora da UFRN, ocorre na próxima quinta-feira, 30, às 18h30, no Mercado Cultural de Petrópolis.

O livro tem caráter de obra coletiva, na qual um total de 33 autores comentaram, a partir de uma lista inicial de 1300 filmes, os títulos de suas preferências, sempre respeitando a regra de fazer a crítica de pelo menos duas versões da obra escolhida, a original e um de seus remakes. Ao final, foram eleitos 61 textos dos colaboradores.

“Sessão Dupla” ainda chegará aos leitores com dois ensaios extras: um deles sobre a relação entre cinema, arte e comércio, e o segundo sobre a prática de produção de continuações, remakes e reboots no mundo do cinema.

O lançamento contará ainda com bate-papo entre colaboradores e organizadores do livro, performances, trilha sonora especial e um coquetel. A entrada é gratuita.

Serviço:

O quê? Lançamento do livro digital “Sessão Dupla: o original e a cópia. O remake, a sátira, a paródia”

Onde? Mezanino do Mercado Cultural de Petrópolis

Quando? 30 de junho, quinta-feira, às 18h30

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP