Companhia de dança apresentará espetáculos em Natal e segue para Europa

Atualmente, a Anízia Marques Dança recebeu o coreógrafo e diretor Airton Tenório que, atravessado pela admiração por Elis Regina, Clarice Lispector, Frida Khalo e Pina Baush, criou a coreografia TRANSVERSAL. Tenório trás na coreografia uma reta em movimento que atravessa e cruza em feixes e linhas paralelas a vida de quatros mulheres ícones e protagonistas em suas vidas. De forma oblíquo à em relação ao ato de viver em mais “mundos”, entre brinquedos e cigarros, dores e amores, uma transversal.

Com data para junho próximo, Anízia Marques e Ana Claudia, gestoras do espaço, viajarão à Europa onde apresentarão, na cidade de Spital – Áustria, os dois últimos trabalhos da Anízia Marques Cia de Dança: PEQUENO MUNDO VERMELHO de Clébio Oliveira, e a estreia do trabalho TRANSVERSAL, de Airton Tenório. A apresentação será realizada no palácio renascentista, Schloß Porcia, e conta com a produção local da jornalista potiguar Verônica Schell, responsável cultural da Associação AustriaBrasil.

Ainda na Áustria, na cidade medieval da Arte, Gmünd, Ana Claudia Viana (Grupo Nammu) realizará um workshop de dança contemporânea – Um lugar de Partida, no palácio Lodron, e fará intervenções de dança na cidade com os trabalhos AD INFINITUM, direção de Mathieu Duvignaud, e TUDO NA VIDA de Edson Claro.

De lá elas seguem para França onde apresentarão PEQUENO MUNDO VERMELHO – repertório principal da Cia, que propõe e provoca uma reflexão estética e política, não só sobre as condições de resistência à tirania da beleza em nossa cultura, mas também à expressão criativa da subjetividade em nosso tempo. O espetáculo compõe a 1ª Semana Internacional do Corpo na Universidade Paris-Descartes, juntamente com o grupo de pesquisa ESTESIA, coordenado por Petrúcia Nóbrega.

Antes de viajar serão realizadas duas apresentações de Pequeno Mundo Vermelho, nos sábados 11 e 18 de junho, no Espaço a3 com o objetivo de cobrir com a bilheteria arrecadada alguns custos da viagem. No domingo 12, elas realizam um ensaio aberto do mais recente trabalho – TRANSVERSAL, na programação do Circuito Cultural Ribeira.

Confira a agenda!

BRASIL

PEQUENO MUNDO VERMELHO, de Clébio Oliveira
11 E 18 DE JUNHO
19h30 – Espaço a3
Ingresso: R$ 30 (inteira) e 15 (meia)

TRANSVERSAL, de Airton Tenório
Programação do Circuito Cultural Ribeira
12 DE JUNHO
20h – Espaço a3
GRATUITO

ÁUSTRIA

SEXTA 24 JUNHO
TRANSVERSAL de Airton Tenório
PEQUENO MUNDO VERMELHO de Clébio Oliveira
LOCAL: Palácio Porcia, Spittal an der Drau
HORA: 18h30

SÁBADO 25 JUNHO
WORKSHOP “Um Lugar de partida”
Ministrante: Ana Claudia Viana
LOCAL TURNSAAL DES SCHLOSSES LODRON (Gmünd- Aústria)

AD INFINITUM
Intervenção Urbana
Gmünd- Aústria

TUDO NA VIDA
Participação do saxofonista Richard Pusavec
Intervenção Urbana
Gmünd- Aústria

FRANÇA

SEGUNDA 27 JUNHO
PEQUENO MUNDO VERMELHO
1er Semaine Internationale du Corps na Universidade Paris Descartes
LOCAL: STAPS (Faculdade de Ciências e Técnicas de actividades físicas e desportivas de Paris)
19h

FOTO: BRUNNO MARTINS

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP