Concerto homenageia Câmara Cascudo

O projeto Conexão Felipe Camarão apresenta Concerto Sons e Saberes: Orquestrim abraça Cascudo, com os convidados Lysia Condé, Isadora Rezende e Demitri Rezende, para homenagear o principal intelectual norte-rio-grandense, Luís da Câmara Cascudo.

O evento será realizado no próximo sábado (27), a partir das 15h30, na Cidade da Criança, dentro da programação do Projeto Agosto do Folclore, promovido pela Fundação José Augusto.

E falar em folclore sem reverenciar Câmara Cascudo é difícil, não?

Para completar a programação, haverá o espetáculo Gonzagando, da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM).

O grupo musical Orquestrim Conexão é resultado de uma ação educativa, fundamentada em pesquisas sobre a cultura musical brasileira, para valorizar a música de tradição oral do bairro de Felipe Camarão, com referência em Mestre Cícero da Rabeca e no Auto do Boi de Reis do Mestre Manoel Marinheiro.

Cid CriancaComposto por rabequeiros, percussionistas, flautistas, capoeiristas e brincantes do Auto do Boi de Reis, o grupo apresenta figurino e adereços focado na diversidade cultural brasileira, com repertório mesclado de ritmos e fusões poético-musicais.

O projeto é patrocinado através Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Programa Petrobras Cultural e pelo Ministério da Cultura. Também recebe o patrocínio da COSERN, realizadora do evento Conexão Brasil, que acontece no segunda semestre de cada ano.

Entre as metas do Conexão está a priorização dos saberes da tradição oral, orientado por uma metodologia em diálogo com passado, presente e futuro.

Artistas

Lysia Condé
Mineira Lysia Condé será a voz do trio de músicos, que aind aterá piano e flauta em concerto na tarde do próximo sábado (27)

Lysia Condé (foto) – Nascida em Minas Gerais, Lysia Condé desenvolveu desde criança seu gosto pelo canto. A artista se mudou para Natal (RN) em 2007, o que lhe possibilitou retomar o antigo sonho: o de cantar. Inicialmente, frequentou o curso básico de canto da Escola de Música da UFRN e se apresentou em recitais da instituição. A partir de 2010, decide profissionalizar-se expande os lugares de apresentação. Muito elogiada entre pelo timbre e afinação da voz, além da seleção de repertório, ela tem conquistado respeito e admiração de um público crescente.

Isadora Rezende – Toca piano há quatro anos, já participou como convidada do Encontro de Pianistas de Piracicaba, além de ser a primeira colocada no Concurso Nacional de Piano USP – Steinway/Caio Pagano, este ano.

Demitri Rezende – Toca flauta há quatro anos e é aluno da Escola de Música da UFRN, com apresentações junto a Orquestra Sinfônica da UFRN.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP