Confira as programações completas para o Dia da Poesia montadas pela FJA e Funcarte!

Segue abaixo as programações para o Dia da Poesia organizadas pelas fundações de cultura de Natal e do Estado:

FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO

O Dia Nacional da Poesia é celebrado há 38 anos no Rio Grande do Norte. Com grande tradição em Natal e outras cidades com forte expressão literária, o 14 de março é símbolo de um momento de reflexão sobre o fazer artístico, em particular, às diversas maneiras de expressões poéticas.

A Fundação José Augusto reconhece essa tradição potiguar e realiza o projeto “Ronda Poética – Mais Poesia Mais Cidadania”, de 12 a 14 de março, que contará com a realização de seis ações que promovem a arte dos poetas potiguares através de diálogos e intercâmbios, levando suas obras poéticas ao cidadão potiguar.

A programação será realizada na Cidade da Criança, Teatro de Cultura Popular, Teatro Adjuto Dias, Casas de Cultura e locais públicos de diversas cidades como Mossoró, Janduís, Martins, Goianinha, Macaíba, Caicó, Timbaúba dos Batistas, Currais Novos, Florânia, Santa Cruz, Tangará, Parelhas, Jardim do Seridó, Caraúbas, São Miguel do Gostoso, Touros, Umarizal e Viçosa.

Nos locais serão realizadas rondas poéticas, oficinas de poesia para crianças, jovens e adultos, contação de histórias, piquenique literário e espetáculos poéticos na Cidade da Criança, o projeto Conexão Nordeste Poesia e a Mostra de Cinema e Poesia.

Rondas Poéticas
As Rondas Poéticas serão realizadas em parceria com os grupos Ciranduís, União do Sobrado, Grupo Uma banda sem você, APOESC – Santa Cruz, Associação Amigos da Casa de Cultura Palácio Florêncio Luciano, Grupo Leto Fernandes, Ponto de Cultura TEAR e Grupo Arte e Riso.

A ação tem objetiva a difusão e a circulação de grupos literários potiguares. Sábado (12) e domingo (13) os grupos circularão em suas cidades de origem e em outras circunvizinhas. Os artistas desenvolverão saraus, e oficinas nas casas de cultura dos municípios.

Oficinas de poesias
Com a coordenação da poeta Regina Azevedo, a Fundação José Augusto irá realizar três oficinas de poesias para crianças e adolescentes. Segundo Regina Azevedo a oficina “propõe diversos exercícios criativos pra se pensar a poesia. Através de exercícios como poemas a partir de temas, imagens ou palavras recortadas; poemas coletivos e outras experimentações, a oficina busca propor diversas formas de desenvolver poemas ou até mesmo ideias”.

A primeira oficina será realizada domingo às 15h na Cidade da Criança, Regina Azevedo irá realizar a primeira oficina. As inscrições podem ser feitas através do link: http://goo.gl/forms/dN4oT2MUOo

Na sexta-feira (18) às 14h a escritora irá realizar a oficina na Casa de Cultura de Goianinha. No sábado (19) ela estará na Casa de Cultura de Macaíba. As inscrições para essas duas últimas ações deve ser realizadas nas próprias casas de cultura.

Cidade da Criança
Sábado (12) e no domingo (13) haverá uma programação especial voltada para o público infantil na Cidade da Criança.

Sábado
10h – Piquenique Literário de Poesia com Grupo Estação de Teatro – Cidade da Criança
15h – Oficina de Contação de Estórias com o Grupo Estação de Teatro
17h – Ceno Poesia – Um Sonho de Tabeca no Reino da Bicharada na Cidade da Criança

Domingo
10h – Piquenique Literário de Poesia com Grupo Estação de Teatro – Cidade da Criança
15h – Oficina de Poesia para criança com Regina Azevedo na Cidade da Criança
17h – Ceno Poesia – Xaranga do Riso na Cidade da Criança

Conexão Nordeste
Na segunda-feira (14) a partir das 14h estão programados encontros de poetas potiguares que debaterão produção de poesia no estado e no país. Serão quatro diálogos com enfoques distintos em tipos e perfis poéticos na proposição de potencializar a produção da poesia local para divulgá-la ao público leitor e apreciador com maior intensidade.

TCP Chico Daniel
14h – Lançamento do Galo
14h30 – Projeto Conexão Nordeste– TCP Chico Daniel – Natal
16h30 – Entrega do Prêmio Luís Carlos Guimarães 2015; Entrega dos Certificados e Livros, lançamento edital 2016
17h – Ceno Poesia – Sarau Conexão Nordeste
17h30 – Dupla de Violeiros

Mostra de cinema e poesia
A Mostra Cinema e Poesia, marcada para sábado (19) em dez casas de cultura do RN, exibirá vídeos que apresenta conteúdos poéticos.

A programação será realizada nas casas de cultura de Jardim do Seridó, Goianinha, Timbaúba dos Batistas, Serra Negra do Norte, Umarizal, Martins, Viçosa, Campo Grande, Santa Cruz e Lajes. Serão três sessões com aproximadamente 50 minutos de duração.

A atividade será reprise da mostra de Cinema e Poesia de 2015 que teve curadoria da escritora e jornalista Michelle Ferret.

prefeitura-de-natal

FUNCARTE

Para comemorar o Dia da Poesia, na próxima segunda-feira, dia 14 de março, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult/Funcarte), organizou publicações e exposições para celebrar a data surgida em Natal na década de 1970 e criada em homenagem ao aniversário de um dos grandes poetas do nosso país, Castro Alves.

Na edição deste sábado (12) do jornal Tribuna do Norte, circula encarte especial de quatro páginas produzido pela equipe da Secretaria de Cultura com obras primas de Luís Carlos Guimarães, Myriam Coeli, Jorge Fernandes, João de Amorim Guimarães, Zila Mamede, Antônio Soares de Araújo, entre tantos outros “escultores” da palavra.

Não restam dúvidas de que a palavra escrita é uma das principais formas de resguardar a nossa história, porém de que modo preservamos tudo o que é sentido naquele exato momento? Como expressar sentimentos em palavras? A resposta é uma só. Por meio da arte da poesia, em que versos são capazes de eternizar memórias de uma vida ou até de uma cidade inteira.

A publicação circulará graças à parceria da Prefeitura do Natal com a Tribuna do Norte para circulação da publicação e chegará às mãos de milhares de leitores. Na segunda-feira, o conteúdo estará disponível também no Blog da Funcarte: www.blogdafuncarte.com.br

Exposição “Mulheres”
Dentro da programação de março em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, ocorrido no último dia 08, acontece na próxima quarta-feira (16) a exposição ?Mulheres?, cuja abertura está prevista para as 15h na galeria Newton Navarro, sede da Capitania das Artes. A mostra segue até o dia 21.

A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL) e Fundação Capitania das Artes (FUNCARTE) e inclui diversos expositores que têm como inspiração para suas obras a figura feminina, entre eles, Civone Medeiros e Manu Freire.

Civone Medeiros participa com a mostra “Ame as mulheres”, registro fotográfico-sonoro-performativo em que diversas mulheres do Brasil e da América Latina são retratadas usando o mesmo vestido estampado com imagens de corações sangrentos e sustentam cartazes com a frase “Amo como quem não teme”, formando uma “Expo-Arte-Instalação Audiovisual”, como a artista define.

Já Manu Freire apresenta a exposição ?Força e resistência: a beleza de um povo que tem em sua cor a marca da luta? que retrata com simplicidade, toda lindeza da cor negra e dos traços dessa raça. A exposição traz fotos de negros com objetivo de valorizar suas características. A proposta nasceu de uma ideia de representar a beleza afro, que mesmo nos dias atuais, ainda está fora da grande mídia. As fotos têm o papel de trazer à tona uma luta que é contínua. ?Uma luta contra o preconceito e a favor do reconhecimento da beleza desse povo, mesmo com tantos padrões impostos pela sociedade?, reforça a artista.

A abertura do evento contará com a participação da jornalista Glácia Marillac, que fará uma espécie de ?assalto poético? com temas práticos do dia a dia feminino para levar as mulheres à reflexão sobre como anda a harmonia de suas vidas. As poesias que serão recitadas fazem parte do livro: ?O Amor é… – 108 poemas para simplificar a vida?, recentemente lançado pela autora e que pontua práticas diárias do bem viver a partir da simplificação de pensamentos filosóficos.

Participam ainda da exposição as artistas Ana Uchoa, Di Moreira, Sayonara Pinheiro, Giovana Rego, Regina leite, Lourdinete, Adriana Lopes, Ana Antunes, Ana Paula Pimenta, Maria Bonome, Socorro Mota, S. Huysentruy, Aila Sabino, Regina Guimarães e Zuila.

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − 4 =

ao topo