Coral do Senado Federal, Octo Voci e Orquestra Sinfônica da UFRN juntos em concerto gratuito no Teatro Riachuelo!

O coral do Senado Federal faz concerto conjunto com o grupo vocal Octo Voci e com a Orquestra Sinfônica da UFRN pela primeira vez no Rio Grande do Norte. O evento será a congregação de músicos brasileiros e estrangeiros. A principal obra da noite é a “Misa a Buenos Aires” (MISATANGO) de Martín Palmeri. O evento é no dia 9 de setembro, às 20h30, no Teatro Riachuelo. A entrada é gratuita.

A noite está sob o comando do maestro convidado Santiago Meza da Universidade Andrés Bello – Chile e com as participações especiais da mezzo soprano Virgínia Cavalcanti, do argentino Marcelo Hunkeler no bandoneon e do pianista Duly Mittelstedt..

O coral do Senado Federal executou a “Misa a Buenos Aires” em janeiro deste ano no Carnegie Hall, em Nova York – Estados Unidos, juntamente com outros dez corais de várias partes do mundo. O grupo iniciou as atividades em 1996 e tem no currículo a gravação de dois CDs, “Canta Brasil” em 1999 e “Hinos do Brasil” em 2002. Desde o início, está sob o comando da maestrina Glicínia Mendes,

A obra “Misa a Buenos Aires” é também intitulada de “MISATANGO”. O subtítulo faz referência à característica composicional marcante do compositor argentino Martín Palmeri que homenageia o tango de seu país. A missa é composta para coro misto, mezzo soprano, bandoneon, piano e orquestra de cordas e é cantada em latim, tradição sempre observada neste tipo de composição sacra. É composta por seis movimentos: Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus, Benedictus e Agnus Dei.

Octo Voci e Sinfônica da UFRN
O grupo vocal Octo Voci é projeto de extensão da Escola de Música da UFRN que tem a formação de dez cantores e está sob a direção artística de Erickinson Bezerra. O Octo Voci retornou à cena musical neste ano. Apesar da atual concepção, o Octo Voci começou as atividades em 2003 com quatro cantoras e quatro cantores. Esta composição existiu até o ano de 2012. Nesta nova fase, foi mantida a marca “Octo Voci” e ampliado o número de cantores.

Octo Voci possui como diferencial a versatilidade técnica de execução de repertório erudito e popular. Isto fez com que o grupo promovesse no decorrer de dez anos tanto concertos eruditos, execução de trilhas sonoras de peça de teatro e documentário como a montagem de dois shows de música popular: “Vestindo Beatles” e “Anos 80”. O grupo em 2012 foi convidado a representar o Norte e o Nordeste no “II Brasil Vocal” realizado no Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro.

A Sinfônica da UFRN (OSUFRN) é um dos poucos grupos sinfônicos existentes em universidades no Brasil. O grupo é composto por 50 instrumentistas e está sob o a batuta do maestro e professor da UFRN, André Muniz.

Nos últimos cinco anos, a OSUFRN tem desenvolvido intensa atividade artística no Rio Grande do Norte, bem como em outros estados: Paraíba, Ceará, Pernambuco, Alagoas e São Paulo. Na temporada 2013, obteve destaque como a formação sinfônica que mais concertos realizou na região nordeste. No último mês de junho, o grupo foi a primeira orquestra universitária do Brasil a promover uma turnê nos palcos da Europa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × cinco =

ao topo