Corpus Christi (Corpo de Cristo)

Aquilo que nenhum forasteiro conhece! Aquilo que se difunde tão longe quanto possa levar a asa da Fantasia! Aquilo que ainda se dissemina! Que mesmo esquecido de si. É de tudo o dono absoluto! Eis a fé! Eis a vitória destinada ao Messias! Coleridge, Devaneios Religiosos

Hoje o mundo cristão comemora o dia de Corpus Christi. A comemoração surgiu depois que a freira belga Juliana de Liège (1193-1258) teve visões no semblante de uma lua Cheia que era atravessada por uma faixa escura. Sinal que faltava uma festividade no calendário cristão. Essa solenidade em homenagem a Eucaristia foi criada com o empenho de Juliana que escrveu a várias autoridades falando da aparição.

A presença do corpo de Cristo na Eucaristia, quando a hóstia se transforma em carne e algumas gotas de sangue caem, foi transformada pelo papa Urbano IV com a Bula “Transiturus” de 11 de agosto de 1264, na festa do Corpus Christi, celebrada em toda igreja católica.

A celebração do Corpus Christi acontece numa quinta feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, primeiro domingo após o dia de Pentecostes.

Físico, poeta e professor [ Ver todos os artigos ]

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo