curta curtas

Curta Curtas: site dedicado à crítica de curta-metragem é lançado

O Curta Curtas entrou no ar na manhã da última segunda-feira, dia 06 de julho de 2020, trazendo conteúdo inédito sobre filmes de curta duração, mais conhecidos como curtas-metragens. O site veicula matérias e críticas sobre produções lançadas no circuito de festivais ou disponíveis para serem vistas online. Além disso, traz discussões como democratização do acesso as obras, o que caracteriza um curta, perfis de cineastas, TOP 5 dos realizadores e sobre cinema e educação.

A ideia do site surgiu durante o período de isolamento social para combate ao COVID-19, após uma sessão dupla com os filmes Dia de Pagamento (2016), de Fabiana Moraes e Terremoto Santo (2017), de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, curtas de documentário pernambucanos.  Uma conversa acalorada e apaixonada sobre a qualidade dessas obras e a ausência de um veículo dedicado a analisa-las acendeu um lampejo nos criadores e editores Sandro Alves de França e Thiago Dantas: criar o primeiro site de mídia cultural do Brasil dedicado aos filmes de curta duração.

“Pensamos: por que não criar um espaço onde a crítica de curtas seja o carro-chefe, já que não há nenhum veículo atualmente no Brasil dedicado a essa modalidade de cinema? E assim surgiu o Curta Curtas”, releva o editor Sandro Alves de França.

“Embora haja iniciativas de democratizar o acesso a esse tipo de cinema, como a do excelente Porta Curtas e o interessantíssimo Curta na Escola, que funcionam, respectivamente, como um repositório de vídeos e como suporte para ferramentas que interseccionam cinema e educação, percebemos que não há muitos portais, revistas, sites ou blogs que reflitam a produção de curtas-metragens”, acrescentou Thiago Dantas, co-editor.

Movido pela vontade de se falar sobre esse tipo de cinema e da necessidade de se preencher essa lacuna, o Curta Curtas deseja promover o debate crítico da produção nacional (e, em menor grau, a produção da cinematografia de outros países) e também discutir a democratização do acesso aos filmes.

Legado de Cid Nader

Antes do Curta Curtas entrar no ar, havia o site Cinequanon, do crítico de cinema paulista Cid Nader, que percorria os festivais de cinema Brasil afora e produzia críticas de filmes de curta-metragem, sendo o único canal dedicado a esse segmento. Com sua morte, em 2017, ficou um vácuo de representação.

“De certo modo, nos retomamos o legado de Cid Nader. É por isso que dedicamos esse site à memória dele e a todo o circuito curta-metragista do Brasil”, ressalta o editor Sandro Alves de França.

Curta Curtas

O Curta Curtas é um espaço virtual voltado exclusivamente à reflexão crítica do universo que envolve o cinema de curta-metragem.

Nosso objetivo é democratizar o acesso a esse tipo de cinema, ampliando assim o debate sobre o tema e divulgando, cada vez mais, o melhor da produção brasileira e mundial.

Existimos por acreditarmos que a produção de curtas-metragens é campo fértil e criativo, que acaba sendo, ao mesmo tempo, celeiro e palco de experimentações de linguagem e de ideias. Por isso, temos compromisso de abrir espaço para olhares plurais e diversos.

Porque curtir curtas é, no fim das contas, curtir cinema.

Sobre os editores

Sandro Alves de França é graduado em Letras (UEPB), jornalista (UFPB) e mestrando em Comunicação (UFPE). É crítico de cinema, pesquisador em narrativa audiovisual e editor dos sites Janela7 e Curta Curtas.

Thiago Dantas é graduado em Comunicação Social (UNINOV) e estudou Letras (UFPB). Além de atuar como editor e crítico do Curta Curtas, é professor de português.

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 12 =

ao topo