CURTINHAS: Videoclipe do Automatics, TAM no Iphan, Leis de cultura, RN Criativo, Bardallos, Guilherme Arantes e mais

AUTOMATICS OUTSIDER – Vídeoclipe novíssimo produzido pelo selos Mudernage – salve Vlamir! – e Microfonia desta banda que até ontem eu desconhecia e já lançou dez cds em 15 anos de carreira! E ainda tem o Alexandre Alves, um outsider amante da poesia de outros do estilo. Estou até meio envergonhado (rs). Gostei deveras do som e do vídeo. Apesar de rock, tem algo mais pop que Os Bonnies, já extinguidos pela moda natalense. E não, não mudei de ideia sobre a morte do rock. Essa banda tem algo dos anos 80 pós-Joy Division. E poxa, acredito que esses caras formem a banda autoral mais antiga em atividade por aqui (Os Grogs tem pouquíssimas canções autorais e talvez não conte). Confiram esse novo vídeo que vou atrás de mais material:

TAM INSUSTENTÁVEL – Como foi dito por aqui, o projeto de reabertura do Teatro Alberto Maranhão, que atenderia tão somente às exigências do Corpo de Bombeiros, será feito com recursos do RN Sustentável. Foi a solução encontrada pelo Governo do RN para amenizar a demora ou até a incerteza da liberação dos recursos do PAC para o amplo projeto. A secretaria de Turismo seria a responsável pela entrega do projeto ao CB, mas a Fundação Zé Gugu pediu para entregar pessoalmente ao coronel. Resultado? Está parado há quase duas semanas no Iphan. Por quê?

SUPER COMPLICADO – Se a Lei Câmara Cascudo está carcamuda, a Lei Municipal não fica atrás. Este Substantivo também teve aprovado o projeto por lá, mas as tentativas de captação sempre esbarraram no tal Super Simples – uma forma simplificada de pagamento que substitui o ISS – o imposto que na verdade isenta o patrocinador do projeto. Fica difícil. Cada vez mais o Estado depende da Cosern, e a capital, da Unimed.

MAUS COSTUMES – A editora Jovens Escribas tem feito sucesso com livros de não-ficção publicados pelo selo Bons Costumes. Mas Sr. Carlos Fialho, o segundo maior tirador de onda da city, atrás apenas de Alex de Souza, já pensa em criar o selo Maus Costumes, para receber um punhado razoável de títulos ruinzinhos publicados na taba.

RN CRIATIVO – A partir deste outubro a equipe do RN Criativo invade o interior do Estado. Os municípios contemplados com cursos sobre Gestão e Empreendimentos Criativos, Elaboração de Projetos, e Planejamento Empreendedor, são: Campo grande, Cruzeta, Parelhas, Santa Cruz, Umarizal, Pau dos Ferros, Santana do Matos, Grossos, São José de Campestre, Goianinha, Lajes, Currais Novos, Caicó. Parelhas, João Câmara e Nova Cruz.

BARDALLOS MUSICAL – Hoje tem show com Biba Thompson e Carlança. 21h. E amanhã, DJ Fernandinho Wandelei, “O Implacável do Vinil” e a cantora Antoanet Madureira apresentarão o projeto musical Suave Potengi, após estacionar no Bar Anjo45 e no Porão das Artes. Só riqueza do cancioneiro potiguar clássico e contemporâneo! Canções da autoria de Antonio Ronaldo Sousa, William Guedes, João Torres, João Batista Morais, Franklin Mario, Nagério, Samir Almeida, Yrahn Barreto dentre outros. Participação de Yrahn Barreto e Franklin Mário. Às 21h. Ingresso a R$ 10 com direito a cerva piriguete. Tá no preço!

PORÃO VAGAL – Para as bandas de Pium, Simona Talma e Os Compradores de Charuto dão as caras hoje no Porão das Artes, do combativo Nelsinho Rebouças. Às 21h30 e a R$ 10.

MAIS REVISTAS – Depois da novidade de O Galo, outras duas revistas vêm aí. Talvez três. Detalhes em outro post.

PRETO E BRANCO – Infelizmente o projeto Fotoriografia do Norte não acontece este ano e provavelmente não acontecerá mais. Falta público. Mas a Unimed já sinalizou aprovação para outro projeto na área. E o comandante da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto), Alex Gurgel, já pensa em novas ideias para 2016.

REMO RAID – O tradicionalíssimo Sport Club de Natal fará 100 aninhos de muitas remadas no próximo 25 de novembro. Eventos comemorativos estão sendo montados. E vale ressaltar, as aulas de remo estão a todo vapor. Claro, sem aquele glamour de outrora, mas é um exercíciozinho completo para os dias de saúde é o que interessa.

DEIXA CHOVER – O hitmaker Guilherme Arantes fará show no Teatro Riachuelo próximo dia 16. Vem para mostrar como se fazia um pop legal. Em 2011 eu o entrevistei para o Diário de Natal. Perguntei sobre mídias sociais. Olha sua resposta: “Esse panorama das redes sociais é chatíssimo. As postagens, em breve, serão automáticas, via software. Quer dizer: o cara está pescando e o computador posta algo dele na net. Ou seja: é uma realidade e ao mesmo tempo uma armadilha. É uma cibernética enlouquecida sem expressão humana. Hoje já se tem até mecanismos de modificação de vozes para gravação. Incutem até sentimentos, índices de raivosidade na voz, coisas do tipo. Então, qual verdade nisso tudo?”

Comentários

There is 1 comment for this article
  1. ALEXANDRE ALVES 4 de outubro de 2015 16:08

    Prezado jornalista, obrigado pela divulgação do clipe. Confirmo sua informação que os Automatics são a banda autoral mais antiga no Rio Grande do Norte. Quanto à morte do rock, o pop (citando sua citação de Andy Warhol) já tomou conta do rock faz tempo. Músicos outrora perigosos como Iggy Pop (mais um pop aí no meio!) hoje vendem perfume em comercial de tv. E quanto ao Joy Division, os Automatics parecem mesmo, principalmente a gaita no final da canção. Oh yeah!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo