CURTINHAS: MPBJazz, Troféu Cultura, Cientec, Artur Soares, cinema infantil, FliQ, Wescley e Iara e mais

OUTUBRO COLORIDO – Com certeza outubro estará mais recheado de atrações do que o próprio Natal em Natal. Vejamos: MADA, FliQ, MPBJazz, Cientec, FICI (Festival de Cinema Infantil), Festival Gastronômico de Pipa. É o que lembro de pronto. Não à toa a Cosern, que patrocina boa parte desses eventos via lei cascudinho, antecipou o recebimento de projetos para incentivar e permitir o planejamento dos projetos já para o primeiro semestre.

TROFÉU CULTURA – O Troféu Cultura deste ano acontece dia 26 de novembro, em três ambientes da Fiern. Nada menos que seis atrações “globais” participarão da festinha. Dois deles são protagonistas do filme ‘Nova Amsterdã’, filmado no nosso RN pelo cineasta Edson Soares. São eles: Joana Fomm e Leonardo Miggiorini (FOTO). Isso porque o lançamento do filme será feito durante a solenidade do Troféu Cultura. Outro lançamento será o dos 30 anos do FestNatal, que trará mais quatro atores globais para prestigiar o evento. Serão distribuídos convites! Muitos!

MPBJAZZ – Que o 5º MPBJazz vai trazer ao Rio Grande do Norte grandes artistas de New Orleans todo mundo já sabe. O que pouca gente sabe é que o evento também tem como convidada uma vencedora do Oscar americano. A cantora Topsy Chapman, que se apresenta no dia 22 de outubro, no Teatro de Parnamirim, e no dia 24, no Parque das Dunas, em Natal, fez parte do elenco do filme 12 Years a Slave (12 Anos de Escravidão), ganhador do Oscar de Melhor Filme de 2014.

CIENTEC – Entre os dias 21 e 23 deste mês, acontecerá a 21ª Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) 2015. Um grande evento que abrange mais de 5 mil metros quadrados de área montada na Praça Cívica da UFRN. Mas o que nos interessa é a CIENTEC cultural, que vem com mostras de música, dança, teatro, literatura e artes visuais e shows gratuitos, dias 21, 22 e 23, das 9h às 23h. No palco principal, estão previstas três atrações em cada noite, num total de 10 shows no decorrer da semana.

BARDALLOS POP – Artur Soares promove o pré-lançamento de seu CD Aruê neste sábado, no Bardallos. O cabra ainda vem acompanhado de Ricardo Baya, ambos indicados ao Prêmio Hangar de Música. A partir das 21h.

ILHA DA MÚSICA – Os pequenos músicos da Ilha de Música, projeto sociocultural realizado na comunidade da África, Zona Norte, apresentam-se às 19h de hoje na Feira de Artes e Antiguidades de Petrópolis. A apresentação faz parte do lançamento do projeto Oficinas da Ilha, realizado com patrocínio da COSERN. O acesso é livre, mas a Ilha pede doação de alimentos para colaborar com o café da manhã da Ong.

CINEMA INFANTIL – O mundo mágico da tela gigante, na sala escura e com aconchego acompanhado por uma boa pipoca com exibição de mais de 100 filmes de 25 países chega a Natal com o 13º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), a partir do dia 23 de outubro a 1 de novembro. E o melhor, com meia entrada para todos, na rede Cinemark do Midway. Horário: 10h30 às 20h30 (sextas, sábados e domingos). Ingresso: R$ 9.

VIDAS SECAS – Clipe feito com trecho do filme “Vidas Secas” (1963), de Nelson Pereira dos Santos. Composição dos ótimos Wescley J. Gama e Iara Maria Carvalho. Wescley é indicado a melhor cantor no Troféu Cultura. A música de Wescley, a poesia de Iara e o filme de Nelson. Combinação porreta da gota!

RN CRIATIVO – O RN Criativo está com inscrições abertas para o curso Sobre letras e números: como gerir sua própria editora de livros. O curso será ministrado por Carlos Fialho de 14 a 16 de outubro, das 8h30 às 12h30, na sede do RN localizado no Solar João Galvão – Cidade Alta. Interessados, fazer as inscrições pelo e-mail: cursos.rncriativo@gmail.com, informando na ato da inscrição os sequintes dados: nome completo, número de celular, CPF e especificar sua área de atuação no audiovisual, experiência no uso do equipamento, e qual a expectativa para o curso.

DOR DE COTOVELO – A Fortunella Casa Editrice lança hoje seu quarto título no Enquanto Seu Lobo Não Vem. ‘O que sóbria não conseguiria dizer’, de Stefany K., apresenta uma série de textos curtos – pensamentos, desabafos, bilhetes – escritos por uma jovem de 19 anos. Paixão sem medidas, promessas de amor eterno, desejos que consomem, certezas absolutas, ciúmes, decepções, dor de cotovelo. Na noite do lançamento, também será aberta a exposição Ébrio, do artista plástico Pedro Balduino.

CHARGISTAS HOMENAGEADOS – O RN produz grandes desenhistas do universo das charges. Nomes como Brum, Ivan Cabral e Laércio Eugênio têm ganhado destaque aqui e alhures. Para prestigiar esses ilustradores, a V FLiQ Natal, que acontece entre os dias 15 e 18 de outubro, na Cidade da Criança, reunirá material dessa galera em uma exposição montada no pavilhão da feira. Vale destacar que a ajuda da família de alguns artistas já falecidos, como Edmar Viana e Evaldo Oliveira, homenageados in memorian, foi imprescindível para a reunião desse acervo.

Jornalista por opção, Pai apaixonado. Adora macarrão com paçoca. Faz um molho de tomate supimpa. No boteco, na praia ou numa casinha de sapê, um Belchior, um McCartney e um reggaezin vão bem. Capricorniano com ascendência no cuscuz. Mergulha de cabeça, mas só depois de conhecer a fundura do lago. [ Ver todos os artigos ]

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo