CURTINHAS: MinC/NE, Cidade da Criança, clipe do Camarones, Brouhaha, níver do SP e mais

*************** Com essa avalanche de críticas ao fim do Ministério de Cultura pelo governo “golpista”, me bateu curiosidade sobre a situação do MinC Nordeste, hoje comandado pelo petista Gilson Matias. Entrei em contato via inbox no face afim de entrevista. Ele viu e não respondeu. Deixo aqui apenas duas perguntas: 1) O senhor continuará a participar deste governo? 2) Caso saia, qual a perda para o Rio Grande do Norte, em particular?

*************** Faz um ano e meio lamentei a saída do artista plástico Vatenor da coordenação da Cidade da Criança. Lamentei porque conhecia a competência e acompanhava aqueles primeiros dias de Vatenor no novo equipamento. E não pela pessoa que o substituía, que eu sequer conhecia. Esse “lamento” foi depois criticado pelo então nomeado diretor da FJA – início de um desgaste desnecessário. Hoje, após período muito produtivo da Cidade da Criança, só posso bater palma para o trabalho de Ricardo Buihú (foto: Assis Barbosa), exonerado essa semana motivado pela política, a mesma que tirou Vatenor. A Cidade da Criança se tornou um equipamento não só de lazer, mas cultural, democrático. Parabéns! Que assuma outro posto de relevância. Precisamos de gente como vosmicê.

*************** Próxima semana sai clipe novo do Camarones Orquestra Guitarrística, com participação do guitarrista argentino Datcho X. A música se chama Datcho Reverb. E o Camarones, além de Khrystal, representam este RN na Virada Cultural de Sampa, que começa hoje (20).

*************** A Funcarte tem já aprovados dois projetos culturais na Lei Rouanet: o Carnaval Multicultural 2017 e a Revista Brouhaha. Ambos aptos para captação. Falta o patrocinador. A Brouhaha foi aprovado com o valor de quase R$ 795 mil para edições trimestrais, tiragem de três mil exemplares e distribuição gratuita. É um bem cultural importante, ao meu ver.

*************** Se o #OCupaMinC durar mais uma semana terá feito mais ações que o Iphan RN durante o ano inteiro.

*************** Importante ressaltar: o fim do MinC não acarreta o fim da Lei Rouanet e muito menos anula os projetos já aprovados. Ou seja: destruíram o cercado que abrigava boas ovelhas e mantiveram apenas a ovelha negra.

*************** Quando citarem grupos musicais longevos aqui do RN, lembrem do Forró Meirão. Garotada boa que mantém-se fiel às origens do forró pé-de-serra desde criança. Mudou só de nome, sendo antes o Meirinhos do Forró. Hoje e amanhã eles fazem show na 43ª Exposição Agropecuária do Seridó, no Parque de Exposição Walfredo Gugrel, em Caicó, contratados pela Fundação José Augusto.

*************** Falar em Fundação, titia Isaura está montando programação a Semana do Museu, com programação variada que inclui mostras, relançamentos, abertura de editais e concertos. E a Funcarte também tem programação com Museu Itinerante, dias 29 e 30 deste mês. A programação completa eu publico na agenda próximos dias.

*************** O aniversário deste Substantivo, ainda uma criança de 9 aninhos, será em junho. Divulgaremos data, local e programação em breve. Amanhã tem reunião de pauta e etílica no Bardallos. O assunto e algumas cervejas estarão à mesa.

*************** Em Portugal, elenco da peça O Sobrado também protestou contra o “Golpe”.
CisuxPzXAAAv_Jg

Acredito que música, literatura e esporte são ansiolíticos dos mais eficazes; que está na ralé, nos esquisitos e incompletos a faceta mais interessante da humanidade. [ Ver todos os artigos ]

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP