CURTINHAS: Projeto Escola, Parque das Dunas, Eco Praça, gestão pública, Graffiti, Leitura e mais

PROJETO ESCOLA – Vão se os anéis, ficam-se os dedos. Pelo menos o Projeto Escola (FOTO), do bravo João do Vale, continua mesmo com o Teatro Alberto Maranhão fechado. Está funcionando no Centro de Convenções. A secretaria estadual de Turismo foi a pasta a assumir as despesas. Trabalho de formação de plateia formidável e duradouro. Vejam a foto. São centenas de alunos do Expansivo (Natal) e Santa Águeda (Ceará-Mirim) para assistir ao espetáculo A Revolta dos Brinquedos (esqueci o nome da companhia teatral). Mas vale o registro.

GRAFFITI RN – Grafiteiros potiguares já podem se inscrever no On Area Natal Street Art – II Edição, encontro interregional de graffiti que será realizado em Natal de 2 a 4 de outubro. Interessados devem preencher um formulário, disponível na página www.facebook.com/onareanatal O período de inscrição vai até 13 de setembro e o resultado será divulgado no dia seguinte. Serão selecionados 20 profissionais do graffite para trabalhar na produção de um grande mural – intitulado de ‘Painel das Cores’.

GESTÃO PÚBLICA DE ADRIANO – Adriano de Sousa em mais um toque genial desnuda o perfil do gestor público em artigo na Tribuna do Norte AQUI. Para se adequar à realidade local, eu só trocaria a palavra “discurso” por “diálogo”, ali na terceira linha. Ficaria perfeito.

LEITURA PESQUISADA – O Instituto de Desenvolvimento da Educação encomendou pesquisa à Certus Pesquisa e Consultoria cujo resultado deveria ser muito bem usado pela secretaria de Educação ou qualquer órgão que trabalhe com educação e leitura. O resultado é, como previsto, estarrecedor. Só sei que precisamos de mais mulheres do Alto Oeste e mais homens do Seridó, pelo menos. Vejam a pesquisa AQUI.

PARQUE DAS DUNAS – Programação recheada no velho Bosque dos Namorados. Em comemoração à Semana da Pátria, a Orquestra Banda Marcial da 7ª Brigada se apresenta às 9h do sábado. à tarde, às 15h30, tem a Casa Talento com o projeto Mariachi Juvenil Tecalitlán. Das 8h às 17h de domingo, a Feira de Artesãos da Marinha permanecerá no espaço Folha das Artes. O projeto Bosque Encena, que encanta a criançada todo domingo, às 10h, receberá o espetáculo infantil ‘TIC TAC’ com o Tropa Trupe. O projeto Som da Mata apresentará a estreia do Duo Mar, formado pelo violonista Jow Ferreira e o pianista Emerson de Oliveira.

FALCÃO CONTRA O CÂNCER – O Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte com o apoio do Outback Natal promove hoje, a partir das 21h, a 9° edição do Brega Solidário que contará com a participação especial do cantor cearense Falcão. O seresteiro Cyro Robson (Papinha), as cantoras Dodora Cardoso e Artenisa e a banda Cinzeiro de Motel completam a festa. O evento será realizado no espaço Gilson Buffet, em Neópolis.

DESCANSO BREVE – O blog dá uma pequeníssima pausa para curtir o feriado nas bandas secas de Pau dos Ferros e volta terça à rotina costumeira. Enquanto você lê estas mal traçadas agendadas para o horário, este blogueiro estará na estrada!

ADVOGADO DO DIABO – Você tem 100 reais em casa para gastar no mês. Sua despesa com saúde é de 40 reais, com educação é 40 reais e com limpeza de casa é 20, completando os 100. Em época mais amena você teria 150 e investiria 20 na manutenção da casa, 20 em segurança e 10 em lazer. Mas só tem os 100. Você retiraria algum valor dessas despesas básicas para ir ao teatro, embora reconheça que teatro possua o componente educacional etc e tal? Não é fácil. Já ouviram, em suas vidas de tantas edições do Jornal Nacional, a notícia de um Estado quebrado financeiramente? No Rio Grande do Sul, nem os 100 tem mais! Aaaagora, se você está devendo, tem que pagar! É compromisso firmado, não é promessa. E se você recebe um valor de um amigo para comprar ingresso para dez pessoas carentes do seu bairro, você tem que respeitar, e não pagar despesas que você e eu achamos mais importantes, como a ida ao teatro. Acho que é isso.

Sem títuloMACHISMO PERSISTENTE – De cá, nunca afirmei a inexistência do machismo, que ronda o cotidiano de tantas mulheres em cenas dantescas que remontam eras paleontológicas. Isso é inegável, lógico, claro. Só não posso generalizar. Discordo do machismo na posição dos cineastas Cláudio Assis e Lírio Bezerra ao criticarem o filme de Anna Muylaert ou de chamar Regina Casé de gorda. Foram meio idiotas? Sim. Machistas? Não. Se querem discordar da minha posição, tranquilo. Mas vamos discutir o assunto apontando situações. Em qual ponto existiu machismo? Em qual fala? Em qual comportamento? Como já disse, Cláudio Assis também criticou o filme de Beto Brant, como foi dito na Folha de São Paulo aí ao lado. E se classificasse Regina Casé de gostosa, soaria machista. Mas chamou de gorda. Pode ser bullying, gordofobia, etc, mas não é machismo.

ECO PRAÇA – Nesta segunda-feira, feriado da Independência, das 9h às 20h, será realizada mais uma edição do Eco Praça, dessa vez com o tema ‘Interdependência’, na sua primeira versão indoor, na Fundação Hélio Galvão, sede do projeto, com a ideia de revitalizar o espaço. Segue abaixo a programação:
09h – Lançamento do Movimento de Agroecologia Urbana de Natal (M.A.U.N)
12h – Almoço (Feijoada Vegana)
14h – Abertura da Feira de Economia Criativa
15h – Cine Cidade
16h – Clube do Vinil
17h – Apresentação Teatral “Historias de Dona Chica” Cia Cênica Ventura
18h – Ruma de Rima: Maguinho Da Silva
19h – Apresentação Musical: Duo Minotauro de Violas Sertanejas
Atividades Paralelas:
Slack Line
Pintura de Camisetas – Kizomba
Exposição Flora – Kizomba

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo