Deífilo Gurgel e Manoel de Barros serão temas de novo projeto cultural em Natal

O nome do mais novo projeto da Escola da Assembleia – que será lançado na próxima quarta (20/7) – diz bem a que se propõe: Convite à Cultura. No evento inaugural, o projeto exaltará o Mês do Escritor, com a participação da jornalista e poeta Michelle Ferret, que falará sobre as vidas e obras literárias dos poetas: Deífilo Gurgel, potiguar, que este ano completaria 90 anos, e Manoel de Barros, poeta pantaneiro, que em dezembro faria 100 anos. Participarão do evento, junto à palestrante, o também poeta Plínio Sanderson e o jornalista Alexandre Gurgel, filho de Deífilo. Na ocasião serão reproduzidos os documentários “Sintonia com Deífilo Gurgel” e “Só 10% é mentira” sobre Manoel de Barros.

Carioca radicada em Natal há mais de duas décadas, Michelle é uma apaixonada pela obra de Manoel de Barros, também encantada não só pela produção, mas pela pessoa de Deífilo Gurgel, com o qual teve alguns encontros, nos quais o entrevistou. “As almas simples e humanas de Deífilo e Manoel se confundem. Pessoas doces, de fino trato e de uma sensibilidade à flor da pele. Estou super feliz e lisonjeada, em poder atender ao convite da Escola da Assembleia para falar sobre a maravilhosa e humana poesia de ambos, e um pouco da vida desses dois grandes homens”, enaltece a poeta e jornalista.

Nascido na cidade litorânea de Areia Branca/RN, em 22 de outubro de 1926, Deífilo foi um poeta em sua essência, desde sempre, com forte influência do mar e seus habitantes. Ao chegar a Natal, no ano de 1944, teve seus primeiros poemas impressos em suplementos literários de revistas e jornais da capital, mas só em 1961 lançou o seu primeiro livro: Cais da Ausência. No início da década de 70 conheceu o folclore e, literalmente, apaixonou-se, sem, jamais, esquecer a poesia que esteve presente por toda a sua vida. Ainda publicou os livros: “Os Dias e as Noites”, “Sete Sonetos do Rio e outros Poemas”, e finalizou sua obra poética (em vida) com a antologia “Os Bens Aventurados”, em 2004. Este ano, em comemoração aos seus 90 anos de nascimento, estão programados lançamentos de poemas inéditos, e o relançamento do “Cais da Ausência”, que completa 55 anos. Deífilo é considerado dos maiores poetas/sonetistas potiguares.

A poesia simples e humana de Manoel de Barros confunde-se com a vida pulsante do pantanal motogrossense. As águas, o gado, os pássaros, os sapos, os peixes, as plantas, as árvores e a eterna criança, que nele habitou até o fim de seus dias, tudo isso ficou perpetuado na sua vasta e rica obra poética. Nascido em Cuiabá/MT, em 19 de dezembro de 1916, foi autor de mais de 30 obras, ganhou dois Jabutis de Literatura – o mais importante prêmio do gênero do país – com as obras: “O Guardador de Águas”, em 1990, e “O Fazedor de Amanhecer” (ficção), em 2002, e para sempre, será exaltado como dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos.

O primeiro evento que abrirá o calendário de o Convite à Cultura, contará na plateia com alunos do 2º ano do ensino médio, da Escola Estadual Prof. Francisco Barbosa, de São José de Mipibu, que participaram das oficinas de música, teatro e pintura propiciadas pela Escola da Assembleia, inseridas no projeto “O Poder da Cidadania”.

Após as apresentações dos documentários e as falas dos componentes da mesa, três livros de Deífilo, ofertados pela Biblioteca Márcio Marinho da Escola da Assembleia, serão sorteados entre os presentes. São eles: Espaço e Tempo do Folclore Potiguar, Romanceiro Potiguar e Os Bens Aventurados.

SERVIÇO:
Lançamento do projeto “Convite à Cultura”
Local: Escola da Assembleia do RN
Dia: 20/07
Hora: 9h30
Tema: Vida e Obra de Deífilo Gurgel e Manoel de Barros
Debatedores: Michelle Ferret, Alexandre Gurgel e Plínio Sanderson

FOTO: CANINDÉ SOARES

Acredito que música, literatura e esporte são ansiolíticos dos mais eficazes; que está na ralé, nos esquisitos e incompletos a faceta mais interessante da humanidade. [ Ver todos os artigos ]

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP