Dia da Fotografia será comemorado em Natal

Para comemorar o Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto, o Foto Clube de Natal promove,em parceria com o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, uma mostra de varal fotográfico do acervo do jornal O Foco e lança o projeto Pegue a Foto, idealizado pela fotografa paulista Tatiana Giustino, replicada em Natal pelos integrantes do Foto Clube.

O projeto é uma proposta simples de espalhar imagens pela cidade para que as pessoas possam levar como lembrança e mostrar que a tradicional revelação em papel tem espaço como cultura, diante da disseminação da fotografia digital.

“Muitas pessoas temem perder os seus arquivos digitais, porém, continuam a não ampliarem suas fotografias, e quando elas se deparam com uma impressão atual, a maioria delas tem o mesmo sentimento: uma mistura de nostalgia e medo, e acabam se perguntando o porquê pararam de ter copiadas as fotos físicas em papel fotográfico”, observa o fotógrafo Adrovando Claro, organizador do evento.

“A partir dessa observação surgiu Pegue a Foto, onde pequenas fotografias são espalhadas pela cidade, em postes, árvores, praças, e onde puder, com a intenção de divertir, despertar a curiosidade pessoal, a observação da cidade e ao redor, e quem sabe, pegar a foto e guardar, exibir numa sala, num pequeno quadro na parede ou mesmo na mesa de trabalho”, complementa o profissional.

O projeto Pegue a Foto propõe mexer com a percepção das pessoas, faze-las olhar ao redor, a cidade, de forma diferente, mais cuidadosa e menos superficial, como as pequenas coisas da vida que ficam registradas na memória e são imortalizados em imagens.

Dia do Fotografo.3
A proposta é espalhar imagens pela cidade para que as pessoas possam levar como lembrança e mostrar que revelação em papel tem espaço como cultura, diante da fotografia digital

A autora do projeto, Tatiana Giustino, é fotógrafa, moradora de São Paulo (SP) e trocou o trabalho burocrático pela fotografia. Grande admiradora de arte e intervenções urbanas, ela uniu duas paixões no projeto.

Em Natal, a organização é do repórter fotográfico Adrovando Claro, com fotos de sua autoria e do fotojornalista João Mazella de Recife(PE).

Fotos de tema livre, feitas a partir de câmera digital, celular ou filme 35mm. As imagens analógicas são digitalizadas.

Todas as fotografias são impressas em papel fotográfico e o processo é feito em laboratório fotográfico, em formato 10 x 15 cm, com as impressões dispostas gratuitamente para o público.

Fotos: Foto Clube

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo