Dia da Música

a Celina Muniz e Nina Rizzi em dó saudade maior

No dia 22 de Novembro é comemorado o dia da mais bela das artes – a Música -, em homenagem à Santa Cecília que cantava tão docemente que até os anjos alegrava. Nesse dia lembro com saudades do dia em que fui assistir um belo concerto na Sala Cecília Meireles no Rio de Janeiro guiado por um cego.

Lembro, também, da morte de um dos maiores músicos do Brasil, o maestro cearense Orlando Leite. Orlando tinha 85 anos e faleceu nesse domingo triste vinte de novembro. Ele foi aluno de Villa Lobos e criador do madrigal da Universidade do Ceará. Participou da primeira montagem de “A Valsa Proibida”, de Paurílio Barroso e maestrou no belo Teatro José de Alencar.

Ceará terra da luz e terra do grande músico Alberto Nepomuceno. Mando aqui meu abraço ao grande Nirez, um dos maiores colecionadores e conhecedores da Musica Brasileira e que organiza bravamente o MIS cearense. Gravando depoimentos para a posteridade e divulgando os grandes músicos do Brasil.

Ensina aos comedores de camarão, Nirez, como se faz para preservar a memória musical do país. Lembra a eles Nirez, do grande acervo deixado por nosso amigo Grácio Barbalho. O que foi feito com ele só Deus sabe. O que foi feito com a nossa memória apelo e rezo por nossa amada Cecília em dó sustenido maior.

Físico, poeta e professor [ Ver todos os artigos ]

Comentários

Há 3 comentários para esta postagem
  1. João da Mata 27 de novembro de 2011 13:23

    Alice, querida

    Bem lembrado. De uma olhadinha do Dragão do Mar. Tem Dança e Filmes muito bons. bjs. Feliz Natal

  2. Alice N. 27 de novembro de 2011 11:52

    Da Mata, aqui de Fortaleza eu ainda acrescentaria o nome de Cristiano Câmara, outro colecionador e pesquisador tão bom quanto Nirez e que merece nossa reverência. Um abraço!

  3. Anchieta Rolim 23 de novembro de 2011 10:15

    Concordo João! O descaso com a preservação do produto cultural em nosso estado é grande…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo