Hoje (08) é dia do Livro Infantojuvenil em Natal

O dia 08 de setembro foi consagrado no Rio Grande  do Norte e no município de Natal como sendo, respectivamente, o Dia Estadual do Livro Infantojuvenil e Dia Municipal do Livro Infantojuvenil.

As duas leis promulgadas foram fruto de uma solicitação da União Brasileira de Escritores do Rio Grande do Norte – UBE/RN.

Por que o dia 08 de setembro?

A justificativa encaminhada pela UBE para este pleito deveu-se ao fato de ser a data de natalício da potiguar Maria Natividade Cortez Gomes (1914 -1989),  mais conhecida como NATI CORTEZ, escritora, poeta, trovadora, teatróloga, ufologista, uma das pioneiras na publicação de literatura infantil e infantojuvenil no Estado.

A UBE já havia feito uma homenagem a essa importante autora por ocasião do V Encontro Potiguar de Escritores, quando foi reeditado o livro “O Marimbondo Amoroso”, que inaugurou a coleção Nati Cortez, criada pela Resolução 02/2012, da UBE, dedicada à publicação de obras infantojuvenis.

A promulgação de duas leis em cada um destes âmbitos configura-se como uma importante vitória da UBE/RN, que demonstra todo o seu empenho na defesa do livro, da leitura e da literatura, pois a consagração dessa data e as comemorações alusivas a ela, poderão servir como uma grande fonte de incentivo à leitura.

Livro Infantojuvenil como direito básico

É dever de todos os pais, professores e professoras buscarem alternativas de trabalhar cada vez mais o livro, principalmente o literário,  junto às crianças – e também junto aos adolescentes e aos jovens –  numa perspectiva de encarar a leitura como um dos direitos cidadãos primordiais e buscar favorecer o acesso ao livro e à leitura a camadas maiores da população, principalmente junto a comunidades carentes.

Infelizmente, em face à pandemia da COVID-19, as comemorações deste ano deverão ser feitas de maneira virtual, pois as escolas estão com atividades de ensino remoto. E as aulas nas redes públicas estaduais e municipais só deverão retornar no próximo ano de 2021, por decreto da governadora Fátima Bezerra.

A UBE, então, lança um apelo a todas as escolas que fiquem atentas a  essa  data para, no próximo ano, planejarem atividades que possam celebrar o livro nessa data, um dia após o 07 de setembro.

Viva o livro! Viva a leitura literária em casa e nas escolas!

Data de 08 de setembro é natalício da potiguar MARIA NATIVIDADE CORTEZ GOMES (1914 -1989),  mais conhecida como NATI CORTEZ, escritora, poeta, trovadora, teatróloga, ufologista, uma das pioneiras na publicação de literatura infantil e infantojuvenil no Estado

Jornalista, escritor e poeta. [ Ver todos os artigos ]

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =

ao topo