Diálogo com Diógenes da Cunha Lima


Uma série de atrações acontece amanhã e quinta-feira. Das que achei mais interessante e diferente será o batepapo do poeta e presidente da nossa academia de letras, Diógenes da Cunha Lima com a plateia na Casa da Ribeira amanhã, às 19h.

O poeta do Baobá vai falar a respeito de Cascudo. E falem o que quiser de Diógenes: da sua literatura, do conservadorismo, etc. Não opino; e nem minha opinião interessa. Esse falatório mais das vezes parte de gente que nada produz de relevante à cultura potiguar ou não suportam ideologias distintas das suas.

Melhor saber que Diógenes é exímio palestrante. Dos melhores que já assisti. E vai falar de uma figura que ele conhece como poucos.

Diógenes acompanhou o professor Cascudo durante 20 anos, ora como seu educando na UFRN, ora em conversas quase diárias na Babilônia (era assim que Cascudo chamava a sua biblioteca pessoal).

O Diálogo em Cena com Diógenes da Cunha Lima faz parte do projeto Gesto, Cascudo: nova montagem do Grupo Casa da Ribeira que foi patrocinada pelo programa BNB Cultural para, a partir da pesquisa do gesto nordestino e da obra de Câmara Cascudo, montar um espetáculo de teatro com texto original.

As pesquisas começaram em Abril deste ano sob a orientação da diretora Giovanna Araújo e do dramaturgo Henrique Fontes.

Outra profissional que está diretamente ligada ao projeto é a coreógrafa Ana Cláudia Viana que vem facilitando a descoberta de movimentos a partir dos gestos estudados em A História dos Nossos Gestos(Cascudo, Global-2003) e das observações feitas pelo grupo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − oito =

ao topo